Gostinho de Copa! Teste, volta de herói alemão e clássicos marcam amistosos
Faltam sete meses para o início da Copa do Mundo da Rússia, mas quem quiser sentir o gostinho de jogos entre grandes seleções pode se deliciar com “aperitivos” dignos de final a partir desta sexta-feira. Muitos países vão aproveitar a primeira data de amistosos após o encerramento de grande parte das Eliminatórias para testar o time em alto nível.
Entre os clássicos envolvendo campeões mundiais, a rodada de jogos internacionais reservará Inglaterra x Alemanha, Alemanha x França e Inglaterra x Brasil. Mas outros duelos com seleções que chegam à Copa no papel de protagonistas, como Bélgica e Polônia, vão reservas emoções e bom futebol nos próximos cinco dias.
Entre as favoritas, a Alemanha se destaca neste início de preparação com a disputa de dois amistosos contra campeões mundiais. Joachim Löw utilizará os duelos para, por meio de uma sintonia fina, mesclar o experiente grupo campeão mundial de 2014 com os “achados” na conquista da Copa das Confederações.
Neste sentido, chama a atenção a presença do atacante Sandro Wagner, que teve a sua primeira oportunidade na seleção principal no torneio preparatório na Rússia e, aos 29 anos, surge como opção para o grupo da Copa.
Será também uma oportunidade para rever Mário Götze com a camisa da seleção alemã. O jogador, que marcou o gol da seleção alemã na final de 2014 contra a Argentina, voltou a ser convocado depois de ter ficado fora de quase toda a última temporada devido a um distúrbio metabólico.
A preparação em alto nível da Alemanha terá continuidade em março de 2018, quando receberá o Brasil para a última partida antes convocação oficial. Depois de umas Eliminatórias sem sustos, os atuais campeões chegarão ao Mundial mais do que testados, e sem darem espaço para acomodação.
Inglaterra desfalcada
Seleção que garantiu vaga pela sexta vez consecutiva ao Mundial, mas luta contra o estigma de não passar das quartas de final desde 1990, a Inglaterra inicia a preparação esperançosa em uma geração renovada, pela primeira vez em anos sem as presenças de nomes como Rooney, Lampard e Gerrard. Porém, os primeiros testes serão prejudicados pelos desfalques de última hora.
O principal deles, sem dúvida, é o de Harry Kane, atacante que vive grande fase do Tottenham e chegará ao Mundial como estrela inglesa. Além deles, estão fora Raheem Steerling, Fabian Delph, Jordan Henderson, Harry Winks e Dele Alli.
Contudo, as ausências não tiram a importância dos amistosos para o técnico Gareth Southgate. Depois de umas Eliminatórias em que passeou – 8 vitórias e 2 empates – contra adversários de nível fraco a mediano, o treinador sabe que precisa testar o time contra os melhores. Não à toa, assim como a Alemanha, a preferência nestas primeiras datas foi por grandes rivais: França e Brasil.
Amistosos planejados por Tite
Com a agenda já definida até a convocação final da Copa do Mundo, a seleção brasileira terá uma sequência de amistosos ao molde de Tite. Começando pelo duelo contra o Japão, uma seleção asiática como de desejo do treinador, passando por duelos contra a forte Inglaterra e, em março, contra anfitriã Rússia e a atual campeã mundial Alemanha, escolhida estrategicamente para exorcizar os fantasmas do 7 a 1.
Calejado em jogos contra as seleções sul-americanas, o treinador brasileiro quer diversificar as escolas que vai enfrentar antes da Copa e terá a oportunidade de ter testes totalmente novos e contra estilos diferentes. Além de observar jogadores e tirar suas últimas dúvidas até fechar a lista em maio de 2017.
Diante deste cenário, os dois primeiros amistosos serão especialmente importantes para Giuliano, Taison, Douglas Costa, Diego e Diego Souza. Sem vaga cativa nas últimas convocações, eles sabem que ainda dependem de bons desempenhos para não serem substituídos por outros jogadores que têm se destacado, como o gremista Luan.
Descanso a CR7 e Suárez
Se a Argentina, depois do sufoco pela vaga durante as Eliminatórias, resolveu viajar com força máxima e escalar Lionel Messi para os amistosos contra Rússia e Nigéria, Portugal e Uruguai não terão seus dois principais craques.
Cristiano Ronaldo será poupado pelo atual campeão europeu nos jogos contra Arábia Saudita e Estados Unidos. Já Suárez, a pedido do Barcelona, não defenderá o Uruguai nos duelos contra Polônia e Áustria.
Para o técnico argentino Jorge Sampaoli, qualquer segundo será importante para ajustar a seleção depois de assumir o cargo pressionado pela situação nas Eliminatórias. Com Messi em alta depois de ser decisivo contra o Equador, o treinador terá dois jogos contra seleções que estarão no Mundial para testes com maior tranquilidade.
Assim como a Argentina, a Espanha escolheu duas seleções classificadas para estes amistosos. Embora Costa Rica e Rússia não estejam entre as favoritas, os duelos contra um time que vem de sua melhor participação em Copa e outro que jogará como anfitrião na próxima edição serão de grande valia para a seleção que tentará apagar o vexame de ser eliminada na primeira fase em 2014.
Veja abaixo todos os amistosos envolvendo seleções que vão à Copa
10/11 (sexta-feira)
9h - Coreia do Sul x Colômbia
9h35 - China x Sérvia
10h - Brasil x Japão
16h - Ucrânia x Eslováquia
17h - Panamá x Irã
17h45 - Bélgica x México
17h45 - Polônia x Uruguai
18h - Inglaterra x Alemanha
18h - França x País de Gales
18h45 - Portugal x Arábia Saudita
11/11 (sábado)
11h - Rússia x Argentina
18h30 - Espanha x Costa Rica
13/11 (segunda-feira)
17h45 - Polônia x México
14/11 (terça-feira)
9h - Coreia do Sul x Sérvia
9h35 - China x Colômbia
14h30 - Argentina x Nigéria
15h - Qatar x Islândia
16h45 - Rússia x Espanha
16h45 - Áustria x Uruguai
16h45 - Portugal x Estados Unidos
17h - Eslováquia x Noruega
17h15 - Hungria x Costa Rica
17h45 - Alemanha x França
17h45 - Polônia x México
17h45 - Bélgica x Japão
17h45 - País de Gales x Panamá
18h - Inglaterra x Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.