Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Libertadores levou à demora da CBF em divulgar tabela detalhada da Série A

A CBF divulgou a tabela detalhada do Brasileiro na madrugada desta quinta-feira, nove dias apenas antes do seu início. Há uma explicação: o cronograma tardio de jogos da Libertadores e da Sul-Americana. Isso obrigou a entidade a levar dias para adaptar o cronograma da Série A com a Globo e os clubes.

A tabela básica do Brasileiro foi divulgada em 19 de fevereiro, no dia anterior ao Conselho Técnico da Série A. Ou seja, já se sabia que times se enfrentariam em cada rodada.

Mas o sorteio da Libertadores e da Sul-Americana ocorreu no dia 18 de março. A Conmebol teve intenção de fazer o evento apenas quando todos os times estivessem classificados, inclusive os que disputaram as fases prévias do campeonato.

A tabela da Libertadores, portanto, saiu no dia seguinte: dia 19 de março. As datas sul-americanas têm prerrogativa sobre as nacionais no calendário.

A partir daí, a CBF vinha conversado com clubes e a Globo para tentar ajeitar os jogos de forma que se encaixa com a Libertadores. Era preciso respeitar intervalos mínimos de 66 horas, tentar evitar viagens excessivamente longas para os times.

Em paralelo, o cronograma também tinha que respeitar as escolhas da Globo, detentora dos direitos da competição. A emissora escolheu jogos da Libertadores, assim como opta por partidas para TV aberta e TV fechada. Isso implica horários e dias diferentes.

A demora na divulgação da tabela do Brasileiro afetou o planejamento logístico dos times brasileiros em viagem. Também tem impacto direto no cronograma de jogos e eventos em estádios

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes