Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Após pressão de clubes, CBF costura acordo para resolver TV da Série B

Clubes da Série B pressionam por um contrato de TV para o campeonato de 2024 após o rompimento feito pela Brax. A CBF conversa com a empresa e por alternativas com a Globo e a TV Brasil. A tendência é que seja costurado um acordo entre as partes para divisão dos ativos, para garantir a geração de uma receita para os clubes.

O imbróglio repete o que ocorreu em 2023, quando a negociação dos direitos se estendeu por meses e foi resolvido com o contrato com a Brax.

A queda desse acordo para 2024 foi motivada por uma série de fatores. A CBF não entregou todos os ativos à Brax, e os clubes impuseram várias restrições à exploração deles.

Times da Liga Forte União não queriam aceitar cláusulas de extensão do contrato da Série A além de 2024, nem vendas de direitos de internacionais. Isso porque interferia no acordo com investidores. E o time mais valioso da competição deste ano, o Santos, já tinha assinado um contrato com a Globo em separado pela lei do mandante.

Após a rescisão da Brax, os clubes da Série B se movimentaram para tentar fazer cumprir o contrato. Mandaram uma notificação para exigir que o acordo com a empresa fosse mantido e seu valor de mais de R$ 200 milhões também.

A CBF conversa com a empresa. A tendência é de rescisão do contrato antigo e reformulação para um novo acordo com a Brax. A empresa pode ficar só com parte dos ativos, mas seguir aportando na Série B.

Em conjunto, está em estudo uma composição dos direitos de TV da Série B com outros veículos.

A Globo, que já tem os jogos do Santos como mandante, é a maior interessada, mas tem um limite de preço a pagar pelo ativo. A empresa aparece como mais forte candidata para ficar com uma fatia. Outra opção em análise na CBF é a A TV Brasil.

Envolvidos nas negociações têm expectativa otimista de um acordo ser fechado nas próximas semanas para garantir receitas para os clubes da Série B.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes