Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Dia de Champions: Barcelona vira 'bicho-papão' após aviso prévio de Xavi

No dia 27 de janeiro, Xavi Hernández aproveitou a entrevista coletiva após levar 5 a 3 do Villarreal, pelo Campeonato Espanhol, para revelar que não cumprirá seu contrato até o fim que deixará o comando do Barcelona assim que a temporada terminar.

A decisão foi uma resposta do treinador ao momento crítico que o time atravessava, com goleada sofrida no clássico com o Real Madrid (4 a 1), eliminação na Copa do Rei e três derrotas nos últimos cinco jogos.

Só que, desde que o anúncio de que está cumprindo "aviso prévio" feito por Xavi, os motivos que levaram o técnico a pedir demissão desapareceram. E o Barça, que já parecia não ter mais nada para fazer nesta temporada, virou um "bicho papão".

Depois da coletiva de futuro adeus de Xavi, o time catalão não perdeu mais. A invencibilidade já dura dois meses e meio e 13 jogos (dez vitórias e três empates).

Mais que isso, os culés só precisam manter essa sequência sem perder por mais 90 minutos para voltarem a disputar uma semifinal de Liga dos Campeões da Europa, algo que aconteceu pela última vez lá na temporada 2018/19, quando ainda tinham seu elenco turbinado por Lionel Messi.

Como venceu por 3 a 2 o Paris Saint-Germain, na França, na semana passada, o Barcelona entra no confronto decisivo de hoje com a vantagem do empate para continuar na competição continental. Se Mbappé e cia. saírem dessa situação difícil e vencerem por um gol de diferença, o confronto das quartas de final se arrastará para a prorrogação e, caso necessário, à disputa de pênaltis.

O outro jogo do dia

Também com vantagem mínima no mata-mata (ganhou o jogo de ida por 2 a 1), o Atlético de Madri precisará superar o fantasma que tem o atormentado na Champions para eliminar o Borussia Dormund e avançar no torneio.

A equipe dirigida por Diego Simeone tem se mostrado uma péssima visitiante nos últimos tempos e saiu derrotada de cinco dos últimos oito jogos europeus que fez longe do seu estádio, o Metropolitano.

Continua após a publicidade

Já o Dortmund costuma mandar muito bem no Signal Iduna Park e não perde lá há oito compromissos de Champions. Nesta temporada, bateu PSV Eindhoven e Newcastle como mandante. Contra Paris Saint-Germain e Milan, ficou no empate.

Caminho desenhado

Os confrontos das quartas são os primeiros da Champions depois da definição do desenho da chave final da competição.

Assim, já se sabe que o vencedor do encontro entre Barcelona e PSG terá Borussia Dortmund ou Atlético de Madri como adversário na semifinal. E que a outra vaga na decisão será de Bayern de Munique, Arsenal, Manchester City e Real Madrid, os times que decidem o futuro amanhã.

Nesta temporada, o campeão europeu de clubes será conhecido no dia 1º de junho. E o tradicionalíssimo estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra), será o palco da final.

Quartas de final (jogos de volta)

Hoje, às 16h - Barcelona x Paris Saint-Germain, na Espanha (3 a 2, na ida)
Hoje, às 16h - Borussia Dortmund x Atlético de Madri, na Alemanha (1 a 2, na ida)
Amanhã, às 16h - Bayern de Munique x Arsenal, na Alemanha (2 a 2, na ida)
Amanhã, às 16h - Manchester City x Real Madrid, na Inglaterra (3 a 3, na ida)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes