Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Por final da Copa-2030, Marrocos promete construir maior estádio do mundo

A final da Copa do Mundo-2030 será disputada no maior estádio de futebol do planeta. Pelo menos, essa é a intenção de Marrocos, um dos seis países que irão receber jogos da competição.

A nação africana já iniciou os preparativos para a construção do Grand Stade de Casablanca, um gigante que, de acordo com o projeto apresentado, será capaz de receber um público máximo de 115 mil torcedores.

Atualmente, a maior arena utilizada para partidas de futebol profissional é o Rungrado Primeiro de Maio, onde a seleção da Coreia do Norte costuma receber seus jogos. Sua capacidade é de 114 mil expectadores, ou seja, apenas um pouco inferior à do estádio que Marrocos quer levantar.

Guerra pela final

A intenção marroquina com o Grand Stade é pressionar a Fifa a levar a partida que decidirá o campeão da edição comemorativa de 100 anos da Copa para território africano.

O problema é que o projeto árabe tem dois grandes rivais na Europa: o Camp Nou e o Santiago Bernabéu, casas de Barcelona e Real Madrid, respectivamente, que são considerados há tempos dois dos principais palcos do futebol mundial e que estão passando por luxuosos processos de modernização.

A Copa-2030 terá um formato inédito de divisão de sedes. Argentina, Paraguai e Uruguai serão palco da estreia das suas respectivas seleções. Depois desses três primeiros jogos, a competição cruzará o Oceano Atlântico e se dividirá entre Marrocos, Espanha e Portugal.

O projeto

Apesar de levar o nome de Casablanca, o estádio projetado pelos marroquinos para tentar receber a final do Mundial não fica exatamente na maior cidade do país, mas sim em sua região metropolitana.

Continua após a publicidade

A arena está sendo construída em El Mansouria, cidadezinha que não tem nem 20 mil habitantes. O terreno tem 100 hectares e já está sendo preparado para o início das obras -o prazo ainda não foi anunciado.

Segundo o jornal britânico "Daily Star", o projeto arquitetônico do Grand Stade ficará sob responsabilidade da Populous, empresa que fez o design do Tottenham Hotspur Stadium, inaugurado em 2019.

Maiores estádios de futebol do mundo

1 - Rungrado Primeiro de Maio (Pyongyand-CDN): 114.000 torcedores
2 - Michigan Stadium (Michigan-EUA): 107.601 torcedores
3 - Melbourne Cricket Ground (Melbourne-AUS): 100.024 torcedores
4 - Camp Nou (Barcelona-ESP): 99.354 torcedores
5 - FNB Stadium (Joanesburgo-AFS): 94.736 torcedores
6 - Misr Stadium (Nova Capital Administrativa-EGI): 93.940 torcedores
7 - Rose Bowl (Pasadena-EUA): 92.542 torcedores
8 - Wembley (Londres-ING): 90.000 torcedores
9 - Lusail Stadium (Lusail-QAT): 88.966 torcedores
10 - Azteca (Cidade do México-MEX): 87.523 torcedores

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes