Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

11 vitórias e pitada de Brasil: como Portugal virou melhor seleção do mundo

A caminho de completar 40 anos, Cristiano Ronaldo já não experimenta mais semanalmente a rotina do primeiro escalão do futebol mundial desde que se transferiu para a Arábia Saudita, no começo do ano passado.

Mesmo assim, o veterano centroavante terá nos próximos meses uma oportunidade de ouro para levantar novamente um dos troféus mais cobiçados do cenário internacional.

Afinal, às vésperas do início da Eurocopa-2024, que será disputada nos meses de junho e julho, na Alemanha, Portugal se transformou na seleção número um do mundo.

Os lusos encaram nesta tarde um amistoso contra a Eslovênia, na casa do adversário, em busca da 12ª vitória em 12 compromissos oficiais desde o fim da última Copa do Mundo. Das 32 seleções que foram ao Qatar-2022, apenas a portuguesa nunca mais perdeu ou empatou uma partida.

Melhor sequência da história

Com vitórias sobre Liechtenstein, Luxemburgo, Bósnia, Islândia, Eslováquia e Suécia, além de uma campanha perfeita nas eliminatórias da Euro, o espanhol Roberto Martínez já se transformou no dono da melhor sequência de resultados de toda a história de Portugal.

Contratado justamente depois do Mundial, o treinador que chegou a levar a Bélgica à liderança do ranking da Fifa superou o recorde de oito triunfos consecutivos estabelecido por Luiz Felipe Scolari, em 2006.

Quando dirigia os belgas, Martínez conseguiu ir um pouco mais longe e chegou a emendar 12 vitórias entre março de 2019 e setembro de 2020. Ou seja, uma vitória sobre a Eslovênia servirá também para igualar a melhor marca do "mister" do momento.

Tempero brasileiro

O melhor momento já vivido pelos portugueses conta com um pouquinho de ajuda brasileira. Na atual Data Fifa, três jogadores nascidos no país pentacampeão mundial estão no elenco montado por Martínez.

Continua após a publicidade

O veterano zagueiro Pepe, de 41 anos, que atua no Porto, continua como titular da zaga e exerce a função de capitão sempre que Cristiano Ronaldo não está disponível.

O meia Matheus Nunes (Manchester City) foi experimentado desde o início na goleada por 5 a 2 sobre a Suécia, semana passada, e até fez um golzinho. Já o meia-atacante Otávio (Al-Nassr) ainda faz parte do grupo, mas tem visto seu espaço diminuir depois que seguiu o caminho de CR7 rumo ao Oriente Médio.

As melhores seleções pós-Copa de 2022

1 - Portugal: 100% de aproveitamento (11 vitórias)
2 - Argentina: 90,9% de aproveitamento (10 vitórias e 1 derrota)
3 - Irã: 83,3% de aproveitamento (14 vitórias, 3 empates e 1 derrota)
4 - Bélgica: 81,8% de aproveitamento (8 vitórias e 3 empates)
5 - Japão: 79,6% de aproveitamento (14 vitórias, 1 empate e 3 derrotas)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes