Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Brasil cede 40 jogadores na Data Fifa; Fla e São Paulo têm mais convocados

Nada menos que 40 jogadores que atualmente defendem clubes brasileiros irão vestir a camisa de alguma seleção principal nesta Data Fifa.

Além de Bento, Léo Jardim, Rafael, Ayrton Lucas, Fabrício Bruno, Murilo, André, Pablo Maia e Endrick, convocados por Dorival Júnior para seus dois primeiros compromissos à frente da seleção canarinho (amistosos contra Inglaterra e Espanha), outros 31 atletas de nove nacionalidades diferentes foram chamados por seus países de origem.

Nove das dez seleções filiadas à Conmebol, a confederação sul-americana, contarão com jogadores em atividade no Brasil em suas partidas marcadas para esta e a próxima semana. A única exceção é a Argentina, que apresentou uma lista quase toda "europeia".

Os 'reis' da Data Fifa

O Flamengo, finalista do Campeonato Carioca, e o São Paulo, eliminado pelo Novorizontino nas quartas de final do Paulista, são os clubes do país pentacampeão mundial que mais cederam jogadores para seleções nesta Data Fifa: seis, cada.

O rubro-negro liberou dois jogadores para o Brasil (Ayrton Lucas e Fabrício Bruno) e quatro para o Uruguai (Giorgian de Arrascaeta, Guillermo Varela, Matías Viña e Nicolás de la Cruz). Um sétimo nome, o volante chileno Erick Pulgar, também chegou a ser convocado, mas acabou cortado por problemas físicos.

Já o São Paulo, time que Dorival dirigia até ser contratado pela CBF, dois meses atrás, contribuiu com Rafael e Pablo Maia para a primeira lista do treinador. Paraguai (Damián Bobadilla), Colômbia (James Rodríguez), Venezuela (Nahuel Ferraresi) e Equador (Robert Arboleda) também têm atletas alocados no Morumbi.

Campeonatos param, mas nem todos

Atendendo a uma antiga reivindicação de torcedores, alguns dos principais Estaduais do país não terão jogos durante a Data Fifa. Assim, as equipes que estão vivas na corrida pelos títulos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, não serão desfalcadas pelas seleções.

Continua após a publicidade

Mas, em outros cantos do país, os jogadores chamados para defender seus países serão baixas sim para os clubes que pagam seus salários.

Grêmio, por exemplo, vai encarar o Internacional nas semifinais do Gaúcho sem o seu convocado. Essa situação que também se aplica ao Criciúma, no Catarinense. No caso Colorado, Borré não está inscrito no Estadual.

Os convocados de cada clube

FLAMENGO (6): Ayrton Lucas (BRA), Fabrício Bruno (BRA), Giorgian de Arrascaeta (URU), Guillermo Varela (URU), Matías Viña (URU) e Nicolás de la Cruz (URU)
SÃO PAULO (6): Damián Bobadilla (PAR), James Rodríguez (COL), Pablo Maia (BRA), Nahuel Ferraresi (VNZ), Rafael (BRA) e Robert Arboleda (EQU)
PALMEIRAS (3): Endrick (BRA), Murilo (BRA) e Richard Ríos (COL)
SANTOS (3): Miguelito (BOL), Rómulo Otero (VNZ) e Tomás Rincón (VNZ)
ATHLETICO-PR (2): Agustín Cannobio (URU) e Bento (BRA)
ATLÉTICO-MG (2): Alan Franco (EQU) e Eduardo Vargas (CHI)
BOTAFOGO (2): Gatito Fernández (PAR) e Jefferson Savarino (VNZ)
CORINTHIANS (2): Ángel Romero (PAR), Félix Torres (EQU)
CRICIÚMA (2): Miguel Trauco (PER) e Wilker Ángel (VNZ)
FLUMINENSE (2): André (BRA) e John Arias (COL)
RED BULL BRAGANTINO (2): José Hurtado (EQU), Leo Realpe (EQU)
VASCO (2): Léo Jardim (BRA), Robert Rojas (PAR)
BAHIA (1): Santiago Arias (COL)
CRUZEIRO (1): José Cifuentes (EQU)
FORTALEZA (1): Kervin Andrade (VNZ)
GRÊMIO (1): Mathías Villasanti (PAR)
INTERNACIONAL (1): Rafael Santos Borré (COL)
PONTE PRETA (1): Luis Haquin (BOL)

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Ao contrário do publicado, o Athletico não jogada pela semifinais do Campeonato Paranaense durante a data Fifa. A informação foi corrigida.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes