Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Quem é o ex-São Paulo que virou artilheiro na ilha de Cristiano Ronaldo?

Cristiano Ronaldo é o "dono" da Ilha da Madeira. Filho mais ilustre do arquipélago que conta com cerca de 250 mil habitantes, o camisa 7 tem vários empreendimentos e até uma estátua na região.

Mas, pelo menos nesta temporada, o astro português tratou de "emprestar" um pouquinho da sua terra-natal para um jogador brasileiro revelado nas categorias de base do São Paulo e que tem feito um sucesso danado por lá.

O atacante brasileiro Lucas Silva é, no momento, o grande nome do futebol da Ilha da Madeira. Autor de 11 gols na segunda divisão portuguesa, ele ocupa o terceiro lugar na artilharia da competição e concentra as esperanças do Marítimo de retornar para a elite em 2024/25.

Quem é Lucas Silva?

Sul-mato-grossense de nascimento, o novo ídolo da terra de CR7 começou a carreira no São Paulo e permaneceu em Cotia até a categoria sub-17. Depois, transferiu-se para o Mirassol, onde se profissionalizou.

Apesar de ainda ter contrato em vigência com o clube do interior paulista, Lucas Silva tem jogado em Portugal desde 2018. Ele já foi emprestado para Moreirense (duas vezes), Mafra (também duas vezes), Casa Pia e está na primeira temporada pelo Marítimo.

Originalmente um ponta que também pode jogar como principal referência ofensiva, o brasileiro de 24 anos vive o melhor momento da carreira. Antes de 2023/24, ele tinha só nove gols marcados em Portugal.

Apenas nesta temporada, somando os jogos da segundona e das copas nacionais, ele já meteu 12 bolas nas redes.

Crise no futebol da Madeira

A atual temporada é a primeira da elite do Campeonato Português sem a presença de nenhum clube da Madeira (ou de qualquer outra ilha) em quase 40 anos.

Continua após a publicidade

Desde 1984/85, curiosamente o ciclo em que nasceu Cristiano Ronaldo, a região sempre teve pelo menos um time atuando na primeira divisão. A sequência chegou ao fim com o rebaixamento do Marítimo no ano passado.

Nesta temporada, além do time de Lucas Silva, o Nacional também representa a Madeira na segundona. Há ainda mais uma equipe insular na divisão de acesso, o Santa Clara, que é dos Açores.

Como está a briga pelo acesso?

Os dois primeiros colocados da segunda divisão asseguram promoção direta para a elite do futebol português. Já a equipe que terminar no terceiro lugar tem uma nova chance de promoção, em um mata-mata contra o antepenúltimo da Série A.

Com 25 das 34 rodadas já disputadas, as vagas diretas para a primeira divisão estão nas mãos de Santa Clara (56 pontos) e AVS (55). Já o Marítimo (45) está na quarta posição e vive uma disputa ponto a ponto com o outro time da Madeira, Nacional (48), pela classificação na repescagem.

Uma curiosidade da segundona de Portugal nesta temporada é que os três primeiros colocados na artilharia são brasileiros. O veterano Nenê (AVS) lidera a corrida prêmio, com 20 gols. Wendel (Porto B) tem 12 tentos e Lucas Silva, 11.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Ao contrário do publicado, Lucas Silva é sul-mato-grossense e não paulistano. A informação foi corrigida.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes