Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Dia de Champions: Barcelona encara última chance de vaga no 'Super Mundial'

A classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa não é o único objetivo importante que estará em jogo para o Barcelona no confronto decisivo com o Napoli, hoje, na Catalunha.

Além de avançar para a próxima fase do torneio continental, a equipe espanhola precisa ganhar o mata-mata contra os italianos (a primeira partida terminou empatada por 1 a 1) para continuar tendo chances de participar da edição de estreia do Super Mundial de Clubes da Fifa.

A equipe dos brasileiros Raphinha e Vitor Roque está travando uma briga direta com o Atlético de Madri pela segunda vaga destinada à Espanha na competição que será disputada no próximo ano, nos Estados Unidos -o Real Madrid já está classificado por ter sido campeão continental 2021/22.

Para ir ao Mundial, o Barça precisa terminar esta temporada à frente dos colchoneros no ranking construído a partir do desempenho de cada clube nas últimas quatro edições da Champions. Mas, por enquanto, os culés estão seis pontos atrás dos adversários diretos (62 a 56).

Ou seja, caso sejam eliminados da Champions pelas mãos do Napoli, os catalães verão a vaga cair no colo do Atleti. Por outro lado, se derrotarem os italianos, diminuirão a desvantagem para só três pontos e terão até mais três rodadas (quartas, semifinal e final) para tirá-la -o time de Diego Simeone perdeu a primeira partida das oitavas para a Inter de Milão e também pode se despedir nesta semana da competição da Uefa.

No total, a Europa tem direito a 12 das 32 vagas do novo Mundial. Quatro delas irão para os vencedores da Champions entre 2021 e 2024 e as oito restantes serão entregues para os primeiros colocados do ranking já citado. O detalhe é que há um limite de dois clubes por país (desde que não tenham se classificado por conta de título continental). Por isso, Barça e Atleti disputam uma única vaga.

O Brasil já sabe que contará com pelo menos três times no torneio da Fifa, Palmeiras, Flamengo e Fluminense, vencedores das últimas três Libertadores. Além deles, outras 17 equipes já estão classificadas.

O outro jogo do dia

Novo líder do Campeonato Inglês, o Arsenal precisa derrotar o Porto por pelo menos dois gols de diferença (ou com vantagem mínima e vencer também nos pênaltis) para descolar um lugar também entre os oito melhores da temporada na Europa.

Continua após a publicidade

O problema é que os Gunners, que estão brigando ponto a ponto com Liverpool e Manchester City pelo título da Premier League, não estão conseguindo replicar no cenário internacional a ótima fase que vivem dentro do futebol local.

Apesar de ganhar de quase todo mundo na Inglaterra (saiu de campo vitorioso em 20 dos 28 jogos que disputou no campeonato nacional), o Arsenal teve tropeços contra Lens e PSV Eindhoven na fase de grupos da Champions. E, na abertura dos mata-matas decisivos, acabou sendo surpreendentemente batido por 1 a 0 pelo Porto.

Essa, aliás, foi a única derrota sofrida pelo time londrino nos últimos nove jogos. Nos outros oito, só venceu.

Oitavas de final (jogos de volta)

05/03 - Bayern de Munique 3 x 0 Lazio, na Alemanha (0 a 1, na ida)
05/03 - Real Sociedad 1 x 2 PSG, na Espanha (0 a 2, na ida)
06/03 - Real Madrid 1 x 1 RB Leipzig, na Espanha (1 a 0, na ida)
06/03 - Manchester City 3 x 1 Copenhague, na Inglaterra (3 a 1, na ida)
Hoje, às 17h - Arsenal x Porto, na Inglaterra (0 a 1, na ida)
Hoje, às 17h - Barcelona x Napoli, na Espanha (1 a 1, na ida)
Amanhã, às 17h - Borussia Dortmund x PSV Eindhoven, na Alemanha (1 a 1, na ida)
Amanhã, às 17h - Atlético de Madri x Inter de Milão, na Espanha (0 a 1, na ida)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes