Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

7 brasileiros que já podem assinar 'gratuitamente' com seu time para julho

O ano novo chegou e trouxe consigo uma notícia importante para o Mercado da Bola. Os jogadores cujos vínculos terminam no encerramento da temporada europeia (fim de junho) já podem assinar pré-contratos com novos times para o segundo semestre de 2024.

A situação atinge vários jogadores importantes do cenário internacional, principalmente aqueles de idade mais elevada, que já não possuem mais um potencial tão alto assim de venda.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete brasileiros que estão a menos de seis meses do encerramento dos seus contratos e que, por isso, estão aptos a assinarem vínculos para defenderem outros clubes a partir de julho.

ALEX SANDRO
Lateral esquerdo, 32 anos, Juventus (ITA)

Imagem
Imagem: Getty Images

Titular da seleção na última Copa do Mundo, o veterano já é praticamente uma carta fora do baralho para a Juventus. Nem mesmo a possibilidade de atuar também no miolo de zaga tem sido suficiente para aumentar a minutagem de Alex Sandro. O brasileiro já se consolidou como reserva na Velha Senhora e tem sido aproveitado apenas na reta final das partidas. Como dificilmente terá seu contrato renovado, o lateral vem tentando um acordo para romper um vínculo já nesta janela. O Flamengo está acompanhando de perto essa situação e quer o reforço para agora ou julho.

THIAGO SILVA
Zagueiro, 39 anos, Chelsea (ING)

Imagem
Imagem: Getty Images

Derrotado pelo Manchester City no Mundial de Clubes, o Fluminense já iniciou sua temporada de compras para tentar se manter no topo do futebol sul-americano em 2024. Mas o grande desejo da diretoria tricolor e do técnico Fernando Diniz ainda está na Inglaterra, mais precisamente em Londres. Thiago Silva há tempos vem insinuando um retorno à equipe que o tornou conhecido no cenário nacional, e o fim do contrato com o Chelsea pode ser a oportunidade que faltava para essa repatriação.

Continua após a publicidade

FELIPE ANDERSON
Meia-atacante, 30 anos, Lazio (ITA)

Imagem
Imagem: Giuseppe Bellini/Getty Images

Ao contrário da maioria dos nomes desta lista, o jogador revelado pelo Santos ainda não está tão na reta final da carreira assim. Ou seja, Felipe Anderson tem bastante lenha para queimar. O meia-atacante chegou a ter um excelente momento no West Ham e foi cogitado até no Manchester United, mas não conseguiu se manter nesse nível e se consolidou mesmo foi em um segundo escalão da Europa. Atualmente, é titular e o principal garçom da equipe italiana (seis assistências na temporada). Mas uma oportunidade de brigar por títulos no Brasil pode convencê-lo a retornar para casa.

ROMARINHO
Atacante, 33 anos, Al-Ittihad (ARA)

Imagem
Imagem: Divulgação/Al Ittihad

O crescimento econômico do futebol saudita nos fez perceber que o ex-atacante do Corinthians construiu uma carreira das mais sólidas no futebol do Oriente Médio. Só que a gana árabe de atrair cada vez mais estrelas consagradas para o seu campeonato nacional aliada ao limite de estrangeiros existente por lá podem acabar empurrando para longe jogadores do perfil de Romarinho. Mesmo sendo um nome importante do Al-Ittihad, o brasileiro ainda não renovou contrato... e talvez nem receba uma proposta interessante para permanecer no seu atual time.

Continua após a publicidade

WILLIAN
Meia-atacante, 35 anos, Fulham (ING)

Imagem
Imagem: Clive Rose/Getty Images

O meia-atacante já teve um retorno ao futebol brasileiro depois de uma carreira quase toda construída na Europa, mas optou por deixar o Corinthians para proteger sua família da brutalidade da torcida. Por isso, é pouco provável que Willian aceite voltar de novo ao país onde nasceu. Independente disso, o brasileiro vem fazendo uma temporada interessante no Fulham. Mesmo com 35 anos, ele é titular na maioria das partidas e já andou decidindo alguns jogos (como a vitória por 3 a 2 sobre o Wolverhampton, em novembro).

FELIPE
Zagueiro, 34 anos, Nottingham Forest (ING)

Imagem
Imagem: Divulgação

Com problemas físicos durante a primeira metade da temporada, o ex-Atlético de Madri só esteve em campo em três rodadas da Premier League até o momento. Mesmo que recupere a melhor forma, Felipe terá dificuldades para voltar a ser titular em um dos elencos mais inchados do Inglês. Diante desse cenário, talvez seja hora de o zagueiro realmente pensar em um retorno ao Brasil. Aqui, diferente do que acontece na Europa, ele ainda tem mercado para jogar em clubes da prateleira mais alta.

Continua após a publicidade

ALLAN
Volante, 32 anos, Al-Wahda (EAU)

Imagem
Imagem: Divulgação

Não faz tanto tempo assim que o volante estava na seleção brasileira e também no campeonato nacional mais badalado do planeta (jogava no Everton, da Inglaterra). Mesmo hoje distante de voltar a vestir a amarelinha e atuando em uma liga mais periférica, a dos Emirados Árabes, Allan continua apresentando um futebol da mais alta regularidade. Se seu objetivo for ganhar mais dinheiro, o meio-campista deve conseguir tranquilamente um novo contrato com o Al-Wahda. Mas se tiver ambição de ainda construir algo legal no Brasil, Allan será muito bem vindo em vários clubes importantes daqui.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes