Perrone

Perrone

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

CPI vai analisar pedidos para ouvir John Textor, Leila, Casares e Rueda

Em reunião marcada para esta quarta (17), às 14h, a CPI das Apostas Esportivas deve começar a analisar os requerimentos apresentados pelos senadores. Entre eles estão pedidos para serem convidados como testemunhas John Textor, dono da SAF do Botafogo, Leila Pereira, presidente do Palmeiras, Julio Casares, que preside o São Paulo, e Andres Rueda, ex-presidente do Santos.

Os convites dependem de aprovação da Comissão Parlamentar de Inquérito. Não é possível prever quantos requerimentos os senadores conseguirão analisar nesta sessão.

Em caso de aprovação, os convidados não têm a obrigação de comparecer. Mas, quando há recusa, os parlamentares podem transformar o convite em convocação, que tem caráter obrigatório.

Os requerimentos para convidar Textor foram apresentados pelos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), presidente da CPI, e Romário (PL-RJ), relator da comissão.

Em seu requerimento Romário pede que o dono da SAF do Botafogo seja convidado com o objetivo de ser "inquirido por este colegiado sobre recentes declarações em que afirma ter provas de manipulação de resultados no futebol brasileiro, tema objeto das investigações desta Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)".

Em sua justificativa para o pedido, Romário escreveu: "como ator influente de nosso futebol e dirigente de importante clube do país, Textor tem o dever de expor o que sabe. Dessa forma, nada mais pertinente que o faça na presente Comissão Parlamentar de Inquérito, cujo tema é exatamente o teor de suas denúncias".

O conteúdo é semelhante ao do pedido de Kajuru. Entre outras afirmações, Textor disse, sem apresentar provas em público, que, "segundo experts e inteligência artificial", a goleada do Palmeiras por 5 a 0 sobre o São Paulo, no Brasileirão de 2023 foi manipulada por pelo menos cinco jogadores do São Paulo.

O norte-americano também afirmou que quatro atletas do Fortaleza manipularam a partida em que o time cearense perdeu por 4 a 0 para o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro de 2022.

A coluna procurou a assessoria de imprensa de Textor na noite desta terça para saber se ele pretende atender ao convite da CPI, mas não obteve resposta até a conclusão deste post.

Continua após a publicidade

Os requerimentos para que Leila e Casares sejam ouvidos foram assinados por Kajuru.

Nos dois casos, ele aponta que, por causa das graves denúncias feitas por Textor, é de "fundamental relevância" que ambos prestem esclarecimentos à CPI.

Procurado pela coluna, Casares afirmou que prefere não comentar o tema.

A coluna aguarda retorno do departamento de comunicação do Palmeiras para atualizar este post com a posição da presidente do clube.

Rueda

O requerimento que pede para o ex-presidente do Santos ser ouvido pela CPI é de autoria do senador Eduardo Girão (Partido Novo-CE), vice-presidente da Comissão.

Continua após a publicidade

O documento original solicita a convocação do ex-dirigente. Porém, a assessoria jurídica do senador afirmou que houve um erro e que o pedido é para Rueda ser convidado como testemunha.

Girão explica assim o pedido:

"Num jogo do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino entre o Santos Futebol Clube e o Red Bull Bragantino. Um funcionário do Santos tentou subornar uma jogadora do Bragantino, que além de repudiar o assédio, levou imediatamente o caso para a diretoria do clube. O caso foi parar no STJD e o funcionário foi demitido. Nesse
mesmo jogo um envelope foi entregue para a 4ª árbitra minutos antes do início da partida em outra ação totalmente suspeita. Nesse momento, o próprio convidado revelou em entrevista coletiva [o fato]. Por tais razões, considera-se que o depoimento do senhor Andres Rueda, ex dirigente do Santos Futebol Clube, permitirá a elucidação de diversos aspectos relacionados ao objeto de investigação da presente Comissão".

"Já testemunhei uma vez na CPI [da Câmara]. Se for convidado, claro que estarei à disposição para prestar qualquer esclarecimento", afirmou Rueda.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes