Perrone

Perrone

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

STJD unifica notícias de infração contra Textor e abre inquérito

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) abriu inquérito para tratar de forma unificada diversas notícias de infração feitas contra John Textor. Entre elas, estão as que foram enviadas por São Paulo e Palmeiras. A informação foi dada à coluna por José Perdiz, presidente do STJD, em rápida entrevista por telefone.

"O caso está andando, foi para a procuradoria e existe um inquérito aberto. Está em sigilo, mas logo vocês terão informações", disse Perdiz.

"Todo mundo reclamou das declarações do Textor. Tem notícia de infração do São Paulo, do Palmeiras, do Sindicato dos Atletas, do Fortaleza e das federações. Unificamos todas", declarou o presidente do STJD.

A notícia de infração é um instrumento pelo qual uma parte interessada informa ao STJD que alguém cometeu uma infração prevista no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). O inquérito apura se houve infração. Para isso é possível ouvir testemunhas e realizar diligências.

São Paulo, Palmeiras e Fortaleza acionaram o tribunal depois de o dono da SAF do Botafogo citar jogos dos três clubes em denúncias de manipulação de resultados feitas por ele publicamente sem tornar públicas as provas que afirma ter.

Em comunicado divulgado por ele no primeiro dia de abril, Textor declarou que "segundo experts e inteligência artificial", a goleada do Palmeiras por 5 a 0 sobre o São Paulo, pelo Brasileirão de 2023, foi manipulada por pelo menos cinco jogadores do São Paulo.

O norte-americano já havia afirmado que quatro atletas do Fortaleza manipularam a partida em que o time cearense perdeu por 4 a 0 para o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro de 2022.

Nos dois casos, o dono da SAF do Botafogo não responsabilizou os clubes pelas manipulações, que estariam ligadas a apostas.

Textor diz que já prestou depoimento à Polícia Civil, no Rio de Janeiro, e apresentou as provas que assegura ter aos policiais.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes