Perrone

Perrone

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

O que esperar do Grêmio, campeão gaúcho, no Campeonato Brasileiro?

O desempenho do Grêmio na vitória por 3 a 1 sobre o Juventude, no último sábado (6), foi um retrato fiel do que é a equipe de Renato Gaúcho hoje. A conquista do título estadual veio com uma atuação irregular na partida decisiva. Os altos e baixos são compatíveis com o momento de reorganização após algumas mudanças no elenco.

O Grêmio não começou bem e viu o Juventude abrir o placar logo no início. Jogando em casa, aos poucos o tricolor gaúcho acertou a marcação e na parte final do primeiro tempo encurralou o adversário. A reação fez com que os gremistas virassem o placar ainda no primeiro tempo, que terminou 2 a 1 para os mandantes.

A tendência é que essa oscilação acompanhe o time no início do Brasileirão. A competição começa no próximo fim de semana.

Renato ainda precisa fazer com que o time tenha mais intensidade e erre menos defensivamente, principalmente quando é pressionado na saída de bola. O perfil competitivo e solidário da equipe, no entanto, segue mantido.

No ataque, a reestruturação após a saída de Suárez caminha bem, com Diego Costa se destacando. O atacante teve um início arrasador, com seis gols em seis jogos.

Porém, aos 35 anos, ele tem o desafio de sustentar um futebol de alto nível seguidamente. Isso não aconteceu em suas passagens por Atlético-MG e Botafogo.

Diego é fundamental para o jogo do Grêmio, apoiado em cruzamentos, principalmente de Cristaldo. O argentino, que já se destacou na competição no ano passado, chega ao Brasileirão como uma das principais armas gremistas.

Também autor de seis gols, ele dividiu a artilharia do Estadual com Diego Costa. O argentino foi quem mais acertou cruzamentos entre os atletas do time no Gauchão. Foram 17 bolas cruzadas com precisão em 14 jogos, segundo o Footstats.

Enquanto Diego tem a missão de mostrar que pode render frequentemente bem, Renato possui a tarefa de desenvolver Gustavo Nunes. Autor de um gol em dez jogos do Gaúcho, o jovem mostrou potencial para se destacar na temporada.

Continua após a publicidade

No meio, Villasanti segue se destacando nos desarmes e pela qualidade de seus passes. Ele foi o gremista que mais acertou passes no Estadual (562 em 14 jogos). Com 21 desarmes, o paraguaio só desarmou menos do que Pepê (22), entre os jogadores do Grêmio. Por sua vez, Pepê foi o segundo que mais acertou passes: 484 em 15 partidas.

Como aconteceu na campanha do vice-campeonato nacional de 2023, o Grêmio chega ao Brasileirão deste ano com uma equipe que não precisa ter a posse de bola por mais tempo do que os adversários para alcançar seus objetivos.

A média de posse do tricolor no Gauchão foi de 49,92%. No Campeonato Brasileiro do ano passado, a equipe de Renato ostentou a marca de 45,85%.

Repetir o desempenho do ano passado e brigar pelo título nacional não é impossível para o Grêmio. Porém, essa possibilidade pela necessidade de ajustes que permitam atuações menos irregulares, inclusive durante o mesmo jogo.

Pela competitividade que mostrou no Estadual, dá para esperar que o Grêmio brigue pelas cinco primeiras posições do Brasileirão.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes