Perrone

Perrone

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Visitantes falam de prisão onde Robinho está: 'Vai até poder jogar futebol'

Robinho está no melhor presídio em que poderia estar desde que foi preso na última quinta. A afirmação foi feita à reportagem por um dos visitantes que estiveram na Penitenciária 2 (P2) de Tremembé, no último sábado (23).

O relato segue o tom de outros depoimentos. A coluna ouviu quatro visitantes sem que suas identidades fossem reveladas.

Todos disseram que os detentos visitados por eles não fazem queixas sobre o tratamento recebido.

A estrutura do local, incluindo a área destinada ao lazer, também é elogiada. Um dos visitantes destacou que o ex-atleta poderá jogar futebol por lá.

Os que visitam presos que já ficaram em outros presídios dizem que a P2 é melhor do que as instituições anteriores.

Isso não significa que a vida dentro da penitenciária, conhecida como o presídio dos famosos, seja fácil. Os visitantes afirmam que a rotina dos detentos é regulada por rígidas normas de disciplina.

Por enquanto, Robinho vive uma situação diferente da maioria. Ele passa por um período de dez dias de observação e foi colocado sozinho numa cela na qual cabem duas pessoas. Só quando esse prazo acabar, o ex-jogador poderá receber visitas.

Texto do jornalista Paulo Cezar de Andrade Prado, reproduzido pela coluna de Juca Kfouri no UOL, mostra a difícil rotina durante o período de observação.

Vale lembrar que quem decide onde as penas são cumpridas por cada condenado é a Justiça e que os visitantes não têm acesso a todas as áreas do presídio.

Continua após a publicidade

Além de elogiarem o tratamento dado aos detentos, nenhum dos parentes de presos ouvidos pela coluna reclamou da maneira como eles são tratados durante as revistas antes de serem autorizados a entrarem no presídio.

Uma entrevistada, porém, ressaltou que quem age com falta de educação com os funcionários é tratado na mesma moeda.

Segundo relatos dos visitantes, o local conta com um campo de futebol, que só poderá ser usado pelo ex-jogador da seleção brasileira após a etapa de observação.

A coluna perguntou para a assessoria de imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) se o presídio possui campo de futebol e espaço para futevôlei, esporte praticado por Robinho. Nenhuma resposta foi enviada até a publicação desta reportagem.

A Penitenciária 2 de Tremembé é conhecida por receber em segurança criminosos que estariam em risco em outros locais. Assim, a P2 passou a abrigar presos que ficaram famosos pela repercussão de seus crimes e que poderiam ser rejeitados por presos em outros locais pela natureza dos atos praticados.

Robinho foi preso depois de o STJ (Superior Tribunal de Justiça) homologar decisão da Justiça da Itália. Ele foi condenado a nove anos de reclusão por estupro ocorrido em 2013. O ex-atleta nega ter cometido o crime.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes