Perrone

Perrone

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Augusto pega no Conselho 3 nomes para atuações remuneradas no Corinthians

Augusto Melo buscou no Conselho Deliberativo (CD) três nomes para exercerem atividades remuneradas no Corinthians.

Entre essas escolhas está Iris Sesso, anunciada na última quarta (20) como nova gestora do departamento de futebol feminino. Ela era assessora da diretoria na modalidade desde o final de 2020.

A lista tem também Fredy Marcelo Auricchio Espósito, que define seu cargo como coordenador de integração das categorias de base. O odontologista José Eduardo Miguel Matheus completa a relação.

O trio renunciou aos seus mandatos no Conselho. O estatuto alvinegro diz que não pode fazer parte dos poderes do clube o associado que receba remuneração da agremiação.

A informação de que os ex-conselheiros deixaram o órgão para aceitar convites do presidente foi divulgada inicialmente pelo Blog do Paulinho.

Entre outras questões, a coluna perguntou ao departamento de comunicação do Corinthians por que Augusto preferiu buscar nomes no Conselho a fazer uma busca no mercado. Outra indagação foi se os escolhidos passaram por processos seletivos. E ainda se a contratação de conselheiros para cargos remunerados não contradiz a promessa de campanha de profissionalizar todos os departamentos.

Não houve resposta específica para cada pergunta, mas foi enviada a seguinte manifestação:

"A diretoria do SCCP reforça seu compromisso de contar com pessoas técnicas no comando das mais diversas áreas, como financeira, marketing, administrativo, jurídico etc.

Usar o preenchimento de algumas vagas para questionar, de forma equivocada, tal premissa não evidencia erro ou incoerência.

Continua após a publicidade

Mostra apenas o esforço da reportagem em buscar algo negativo dentro de um contexto de normalidade, presente em qualquer clube."

Futebol feminino

O Corinthians anunciou Iris como gestora logo após comunicar que Cris Gambaré deixou a direção do futebol feminino alvinegro para ser coordenadora técnica de seleções femininas da CBF.

O clube apresentou a nova gestora como "administradora com pós-graduação em liderança e gestão".

Em novembro do ano passado, Iris foi reeleita para o CD pela chapa 10, a Renovação e Transparência. O grupo, que estava no poder desde 2007, apoiou André Luiz Oliveira, candidato derrotado à presidência.

Por meio da assessoria de imprensa do clube, a dirigente falou sobre sua experiência com o futebol feminino em resposta à coluna.

Continua após a publicidade

"O cargo [de assessora] não era remunerado. Estive desde o final de 2020 como assessora da diretoria, em um convívio diário com a Cris [Gambaré] e conhecendo todas as demandas do departamento", disse Iris.

Sob a liderança da antiga diretora, o time profissional corintiano conquistou 18 taças.

O caminho feito por Iris é o mesmo de sua antecessora, que também foi conselheira corintiana.

A nova dirigente explicou sua renúncia ao posto no CD.

"Renunciei ao meu mandato no Conselho Deliberativo para poder atuar como gestora no departamento feminino, sempre de acordo com o estatuto do clube. Essa ação era parte necessária para a conclusão desse processo".

A dirigente lembrou que fazia parte do CD desde 2015, tendo sido eleita por quatro mandatos consecutivos.

Continua após a publicidade

Iris é filha de William Sesso, conselheiro vitalício do Corinthians.

Futebol amador

Freddy Marcelo confirmou à coluna que renunciou à sua cadeira no Conselho para poder assumir um cargo remunerado.

Segundo ele, o nome da função é coordenador de integração das categorias de base. O trabalho inclui o Cifac (Campeonato Interno de Futebol Associativo do Corinthians) e a escolinha Chute Inicial.

"Já tínhamos um acerto para isso [assumir o cargo], fui ao conselho para eleger o grupo Paixão Corinthiana, do qual continuo como um dos líderes e debatemos problemas do clube semanalmente. Creio que posso ajudar muito mais o clube nesta função", afirmou o ex-conselheiro.

Ele havia sido eleito pela chapa Paixão Corintiana, que apoiou Augusto na eleição.

Continua após a publicidade

Indagado se antes de trabalhar no Corinthians atuou em outro clube, Fredy respondeu:

"Eu fui gerente das categorias de base do Corinthians de 1996 a 2000. Ganhamos na época por dois anos como melhor categoria de base do Brasil, subimos mais de 35 jogadores na época e ganhamos mais de sessenta títulos, sendo alguns de nível mundial como Dallas Cup, Copa Nike entre outros. Em 2022 fiz o Curso de Gestão de Futebol da CBF, que me reabilitou para voltar a trabalhar com futebol".

"Tenho historia no clube, nasci aqui, o meu pai já foi administrador do clube", acrescentou o ex-conselheiro.

Ele também disse: "fui convidado pelo Augusto por ter conhecimento na área" e "sou pós-graduado em esporte e docência em ensino superior, tenho muito conhecimento dessa área de futebol e clube".

Posso ter diretor adjunto dentro do quadro associativo, mas não abro mão de pessoas técnicas em todos os departamentos. Amigos serão do Parque São Jorge para fora. Teremos pessoas técnicas. Na minha empresa sempre contrato pessoas melhores que eu e será assim no Corinthians

Augusto Melo, presidente do Corinthians em entrevista ao UOL, antes da eleição do ano passado

Continua após a publicidade

Silêncio

Por sua vez, José Eduardo Miguel Matheus não respondeu às mensagens e aos telefonemas da coluna.

O departamento de comunicação do Corinthians também não esclareceu como é desenvolvida a atividade do ex-conselheiro.

Matheus havia sido eleito pela chapa Chapa Fiéis Mosqueteiros, que apoiou o concorrente de Augusto.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes