Nome da Arena Ronaldo e escudo corintiano 'somem'. Nike e clube se calam

Quem foi aos últimos jogos do Corinthians na Neo Química Arena e passou pela Arena Ronaldo se deparou com um local que aparenta abandono.
Inaugurada com pompa em 2019, do lado de fora estádio corintiano, a quadra poliesportiva está sem o material original das placas que exibem o nome do Fenômeno e o escudo do clube em sua parte externa. A aparência é de que eles foram arrancados. Do lado interno, porém, o material está preservado e a quadra demonstra condições de uso.
A coluna constatou o "sumiço" do nome da Arena Ronaldo e do distintivo corintiano antes do clássico no qual o Alvinegro foi batido pelo São Paulo, em 30 de janeiro, e após a derrota corintiana para o Novorizontino, no último dia 4. Depois, procurou Corinthians e Nike, que bancou a construção da quadra, para saber se o nome dado ao local foi retirado de propósito ou se houve vandalismo. Porém, as duas partes não esclareceram o que aconteceu. Por sua vez, a assessoria de imprensa da SAF do Cruzeiro, que pertence a Ronaldo, disse que ele não se manifestaria sobre o assunto.
Homenagem
Em abril de 2019, o Corinthians fez uma camisa em homenagem aos dez anos da contratação de Ronaldo pelo Corinthians. A assinatura do ex-atacante foi estampada no número colocado nas costas.
Como parte do lançamento da camisa, foi inaugurada a quadra, que recebeu o nome do Fenômeno.
O ex-atacante ganhou royalties da Nike referente às vendas da camisa, conforme apurou a coluna.
A ideia era de que o espaço fizesse parte de um parque no entorno da Neo Química Arena para ser usado pela população. Uma pista de cooper também foi construída. Ultimamente, o local estava disponível, principalmente, para eventos privados ou públicos.

Fim da parceria?
Conforme apurou a coluna, a Nike ficaria responsável pela manutenção da quadra durante um determinado período não revelado.
Também de acordo com a apuração deste colunista, a atual diretoria corintiana entende que o prazo da parceria expirou e planeja revitalizar a área para uso do público em geral. Nesse contexto, não há garantia de que Ronaldo seguirá dando nome à quadra.
Vale lembrar que Ronaldo foi contratado com Andrés Sanchez, adversário político do grupo do atual presidente, Augusto Melo, na presidência.
Andrés era o presidente do Corinthians quando a quadra foi inaugurada. Seu grupo político, o Renovação e Transparência, estava no poder desde 2007. O reinado acabou com a vitória de Melo sobre André Luiz Oliveira na eleição de novembro do ano passado.
O novo presidente tem como projeto explorar naming rights de diversas propriedades do clube. Uma delas é o CT Joaquim Grava, que leva o nome do médico que ajudou na construção do centro de treinamento e é amigo de Andrés, assim como Ronaldo.
Corinthians
Inicialmente, a coluna procurou o departamento de comunicação do Corinthians para saber se o nome da Arena Ronaldo estava sendo trocado. Foi dada à informação de que o pedido foi encaminhado para a assessoria de imprensa da Neo Química Arena.
No dia 2, a coluna recebeu a seguinte resposta: "não há informação de troca de nome até o momento".
Em seguida, a coluna perguntou se a quadra foi alvo de vandalismo ou se passa por reforma.
Na última segunda, a assessoria de imprensa do Corinthians procurou a coluna informando que estava com a demanda. Porém, não foi enviada resposta até a publicação deste post.
Nike
Na última terça, a coluna perguntou para a assessoria de imprensa da Nike sobre a situação da quadra, do contrato de parceria e se a empresa é a responsável pela manutenção do espaço.
Porém, a Nike não respondeu às perguntas até a conclusão da reportagem.
Ronaldo
O departamento de comunicação da SAF do Cruzeiro foi procurado na última quarta e imediatamente respondeu que Ronaldo não comentaria o assunto.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.