Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Em rodada maluca, Brasil tem dois motivos para respirar aliviado

Ritsu Doan comemora gol do Japão sobre a Espanha em jogo do Grupo E da Copa do Mundo - Dylan Martinez/Reuters
Ritsu Doan comemora gol do Japão sobre a Espanha em jogo do Grupo E da Copa do Mundo Imagem: Dylan Martinez/Reuters

01/12/2022 18h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A rodada desta quinta (1) do Grupo E da Copa do Qatar foi uma das mais malucas da história dos Mundiais. E, após idas e vindas, terminou com duas zebras: a vitória do Japão sobre a Espanha, por 2 a 1, e a Alemanha eliminada na primeira fase, mesmo vencendo a Costa Rica por 4 a 2.

Como surpresa pouca é bobagem, o Japão terminou em primeiro lugar. A Espanha, uma das favoritas ao título no Qatar, ficou com a segunda posição.

A melhor fotografia da maluquice que foi a definição das vagas da chave para as oitavas de final foi tirada quando a Costa Rica vencia a Alemanha por 2 a 1.

A vitória costarriquenha eliminaria Espanha e Alemanha. Porém, em ritmo de tudo ou nada, os alemães chegaram aos 4 a 2. Foi pouco para evitar o vexame dos tetracampeões mundiais.

Entre mortos e feridos, quem pode respirar aliviada é a seleção brasileira. Numa tacada só, o Brasil viu a Alemanha, uma de suas maiores rivais, deixar a competição e a Espanha sair de seu mapa na luta para chegar à final.

A tabela da Copa possibilitaria um encontro entre Brasil e Espanha nas quartas de final, caso ambas as seleções terminassem na liderança de seus grupos.

Agora, se confirmar a primeira posição no duelo contra Camarões, na sexta, o Brasil pode pegar o Japão, se ambos sobreviverem até as quartas. Brasil x Espanha só se for na final.

Claro que é preciso respeitar os adversários que o time de Tite ainda terá pela frente. A rápida equipe do Japão também precisa ser respeitada. Não se trata de uma baba, pois mostrou sua força liderando o grupo que tinha Espanha e Alemanha.

No entanto, não dá para fingir que não é um alívio ver os alemães definitivamente fora do caminho brasileiro e um possível encontro com os espanhóis adiado.