Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Em goleada, Espanha mostra o futebol mais bonito da Copa até agora

Gavi, da Espanha, comemora depois de marcar seu segundo gol contra a Costa Rica na Copa do Mundo - Clive Mason/Getty Images
Gavi, da Espanha, comemora depois de marcar seu segundo gol contra a Costa Rica na Copa do Mundo Imagem: Clive Mason/Getty Images

23/11/2022 15h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Inglaterra e França jogaram muita bola em suas estreias vitoriosas na Copa do Mundo de 2022 contra Irã e Austrália, respectivamente. Porém, na opinião deste colunista, a Espanha apresentou o futebol mais bonito até agora na primeira rodada da fase de grupos do Mundial no Qatar.

A vitória por 7 a 0 sobre a Costa Rica, nesta quarta (23), foi construída com o estilo tradicional da Espanha: proximidade entre os jogadores e trocas de passes curtos num ritmo de jogo veloz.

Durante a maior parte da partida, parecia que o time do técnico Luís Enrique estrava brincando de bobinho. O adversário não conseguia sair da roda. Na primeira meia hora, a Costa Rica praticamente não pegou na bola.

Aos 31 minutos do primeiro tempo, a Espanha já vencia por 3 a 0, com gols de Olmo, Asensio e Ferrán Torres.

Na segunda etapa, a seleção europeia seguiu trocando passes rápidos, sendo pouco incomodada pelos adversários. Aos 9 minutos, Torres ampliou a vantagem com um golaço. Aos 30 minutos, mais um lindo gol. Morata cruzou com perfeição para Gavi, que mandou de primeira para balançar as redes. Soler fez 6 a 0 aos 45 minutos. Ainda deu tempo de Morata fazer o sétimo nos acréscimos.

Rolou show espanhol também em termos defensivos, já que a equipe executou o "perde e pressiona" de maneira perfeita.

Além de ser bela, a exibição da Espanha mostra a profundidade do buraco em que a Alemanha se enfiou ao perder mais cedo para o Japão, por 2 a 1. Espanhóis e Japoneses têm 3 pontos cada no Grupo E. Alemanha e Costa Rica buscam seus primeiros pontos na próxima rodada. Ou seja, os alemães lutarão por sua sobrevivência contra a máquina espanhola no domingo (27).