Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Inglaterra mostra qualidades para brigar pelo título mundial

Saka marcou dois gols na vitória da Inglaterra sobre o Irã - Getty Images
Saka marcou dois gols na vitória da Inglaterra sobre o Irã Imagem: Getty Images

21/11/2022 12h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Repertório, entrosamento, paciência e talento individual. Essas qualidades, necessárias para uma seleção brigar pelo título Mundial, foram mostradas pela Inglaterra nesta segunda (21). Resultado: vitória por 6 a 2 sobre o Irã na estreia inglesa na Copa do Qatar.

No entanto, a defesa ficou um pouco abaixo porque mesmo enfrentando um adversário de pequeno poderio ofensivo levou dois gols. Mehedu Taremi marcou o primeiro do Iran quando seu time já perdia por 4 a 0. Ele fez o segundo, de pênalti, no final do jogo.

A primeira virtude dos ingleses a aparecer foi a paciência. A seleção comandada pelo técnico Gareth Southgate teve calma diante de um oponente que começou o jogo se fechando bem.

Para superar o paredão iraniano, os ingleses colocaram em prática seus outros trunfos.

Ter repertório de jogo foi fundamental. Viradas de bola, triangulações e tabelas pelos dois lados, cruzamentos e, claro, força na bola parada aérea construíram a superioridade inglesa.

As triangulações e tabelas ajudaram a Inglaterra a confundir a defesa adversária e a encontrar os espaços que precisava.

Pelo lado direito, esse trabalho foi feito principalmente com Trippier e Saka, autor de dois gols. Pela esquerda, Shaw acionava os companheiros. Sterling e Kane se encaixavam de maneira entrosada com os colegas.

Na saída de bola, a Inglaterra também mostrou ter repertório. Nos momentos em que foram pressionados com marcação alta, os ingleses conseguiram escapar da armadilha alternando viradas de bola e passes curtos combinados com eficientes trocas de posições.

Saka, Sterling (autor de um gol), Trippier e Rashford, que balançou as redes logo depois de entrar no segundo tempo, esbanjaram talento individual. Bellingham e Grealish também fizeram um gol cada.

A goleada confirmou que a Inglaterra tem armas para colocar as mãos na taça.
A conferir se os ingleses terão regularidade e como vão se sair diante das outras concorrentes ao título, principalmente no quesito defensivo.