Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Que falta Willian pode fazer ao Corinthians? Veja o que dizem estatísticas

Willian em ação durante Flamengo x Corinthians na Copa Libertadores - Thiago Ribeiro/AGIF
Willian em ação durante Flamengo x Corinthians na Copa Libertadores Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

10/08/2022 13h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Caso se confirme a saída de Willian, do que o Corinthians sentirá falta?
Em busca da resposta, a coluna recorreu às estatísticas do jogador em três competições: Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão.
Os números do site Footstats mostram que se Willian deixar o clube, o Corinthians sentirá sua falta principalmente nas assistências, nos dribles e nos cruzamentos. Mas não como autor de gols.
Na soma das três disputas, o ex-jogador da seleção brasileira acumula três assistências, 17 cruzamentos certos e 40 dribles. Foram 24 partidas nas três frentes, de acordo com os dados do Footstas.
Willian não marcou gols nas três competições e acertou apenas 10 finalizações. Apesar do pequeno número de arremates, só Piton acertou mais conclusões do que Willian no Campeonato Brasileiro.
Nesta terça (9), após a eliminação alvinegra na Libertadores, o presidente corintiano, Duilio Monteiro Alves, sem entrar em detalhes, disse que existe a possibilidade de o meia-atacante sair. Isso apesar de seu contrato terminar no final de 2023. Segundo o cartola, uma reunião nesta quarta deve definir a situação.
Como mostrou o UOL Esporte, Willian comunicou à diretoria que quer rescindir seu contrato. A insegurança vivida pela família por conta de ameaças recebidas de supostos torcedores nas redes sociais o fez querer deixar o país.

Desde que retornou ao Corinthians, Willian só fez um gol. O tento foi marcado no último Campeonato Paulista, de pênalti.
A falta de gols ajuda a explicar as críticas de torcedores nas redes sociais ao jogador, contratado como reforço de peso.
Willian tem o drible como uma de suas marcas no retorno ao Alvinegro, o que não impede a frustração de parcela da torcida.
Ele tem a melhor média de fintas entre os corintianos no Brasileiro: 2,07 por partida. São 29 em 14 jogos.
O ex-jogador de Chelsea e Arsenal também deixou a Libertadores como maior driblador da equipe empatado com Adson, que disputou duas partidas a menos. Cada um driblou os adversários 9 vezes.
Na média, Willian fica em terceiro entre os jogadores do time: 1,13 drible por jogo na competição continental.
O meia-atacante só perde para Piton em número de assistências no Brasileiro: fez duas contra três do companheiro. Du Queiroz e Mosquito também fizeram duas cada.
Willian executou uma assistência na Copa do Brasil e nenhuma na Libertadores.
Na competição continental, ele foi o segundo do time em cruzamentos certos. Fez 7, contra 10 de Renato Augusto.
Sua média de bolas cruzadas de maneira correta é a melhor da equipe na Copa do Brasil: duas por partida. Porém, ele fez só dois jogos na competição. No Brasileirão, foram seis cruzamentos certos.
Apesar de não ter feito gols durante o Brasileirão, Willian tem a segunda maior média de finalizações certas do time na disputa, empatado com Mantuan: 0,50 por jogo. Róger Guedes tem a melhor média: 0,95. Foram só duas finalizações certas de Willian na Libertadores e uma na Copa do Brasil.
É preciso lembrar que nesta temporada o ex-jogador da seleção foi atrapalhado por duas contusões. Uma na coxa e outra no ombro.