Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Faltou a direção proteger Fiel contra euforia exagerada com Cavani

Edinson Cavani - Getty Images
Edinson Cavani Imagem: Getty Images

02/01/2022 14h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na opinião deste colunista, a diretoria do Corinthians deixou a Fiel desprotegida diante do sonho dos cartolas em contratar Cavani ou outro atacante de peso. Suárez e Diego Costa são outros nomes cotados.

A direção alvinegra não agiu para evitar que sua torcida mergulhasse numa euforia exagerada em relação ao possível reforço bombástico.

Boa parte dos corintianos foi tomada pelo confiança de que, apesar da grave crise financeira, o Corinthians pode brigar com o Barcelona e outros clubes europeus por Cavani.

Não é legal gerar expectativas com risco razoável de que elas sejam frustradas. O Corinthians pode alcançar seu objetivo? Pode. Mas a "operação Cavani" é difícil e o torcedor deveria ser mais alertado sobre isso.

Os cartolas corintianos não anunciaram que iriam tentar a contratação. Mas a informação veio a público e a diretoria falou muito pouco sobre a possibilidade de contar com Cavani.

Roberto de Andrade, diretor de futebol, deu entrevista falando em não gerar expectativas na torcida e negando contato com o uruguaio. Mas, ao mesmo tempo, falou que o Corinthians não pode ser subestimado e que o Alvinegro não descarta ninguém.

Ou seja, ele deixou um terreno fértil para a euforia dos torcedores crescer. A diretoria deveria ter sido mais transparente, contando as reais dificuldades e o verdadeiro estágio do contato com o estafe de Cavani.

Alimentada por diversas fontes de informação, parcela significativa da Fiel passou a acreditar que investidores, principalmente o grupo Taunsa, novo patrocinador corintiano, vai ajudar a trazer Cavani ou Suárez ou Diego Costa.

Mas o que a direção do clube poderia ter feito se ela não anunciou publicamentente o interesse em Cavani?

Para este colunista, ela tinha a obrigação de desmentir informações que eventualmente não sejam verdadeiras. Deveria esclarecer a parceria com seu novo patrocinador. Ele vai ajudar a trazer um astro internacional para o ataque? Quais os moldes dessa colaboração, se ela existir?

A transparência é fundamental para a torcida entender a situação e ter expectativas equivalentes à realidade. Isso diminuiria os riscos de uma grande decepção, caso nenhuma das três estrelas cogitadas venha para o clube.

Se a frustração acontecer, ela terá grande chance de se transformar em revolta contra a diretoria. Tratar o caso com mais cuidado e transparência também seria uma medida importante para proteger a diretoria e preservar o Corinthians.