Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Zona de rebaixamento do Brasileiro reforça que estadual não é parâmetro

Tiago Nunes, demitido pelo Grêmio - Pedro H. Tesch/AGIF
Tiago Nunes, demitido pelo Grêmio Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

05/07/2021 11h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dos quatro times que estão na zona de rebaixamento do Brasileirão, três foram campeões estaduais: Grêmio, São Paulo e Cuiabá. Primeiro fora da zona de degola, o Sport é o atual vice-campeão Pernambucano. Penúltima colocada, a Chapecoense foi vice-campeã catarinense.

Esses desempenhos reforçam a tese de que os estaduais não servem como parâmetro para o Brasileiro. Claro que deve ser relativizada a situação do Cuiabá, que pela primeira vez participa da elite nacional. Já os casos de São Paulo e Grêmio são emblemáticos.

A diretoria do clube paulista tratou o estadual como Copa do Mundo. Desde 2012, quando venceu a Sul-Americana, a equipe do Morumbi não levantava uma taça importante.

A vitória na final sobre o Palmeiras, um dos elencos mais fortes do país, encheu os torcedores de esperança para o Brasileiro. Porém, em nove jogos na competição nacional, o São Paulo, 17° colocado, não conseguiu uma vitória. Foram cinco empates e quatro derrotas.

Os são-paulinos foram prejudicados por uma série de desfalques, o que leva à óbvia constatação de que no Brasileirão o elenco precisa ser muito mais robusto do que no Paulista já que, na média, os adversários são mais fortes, além de a competição ser mais longa.

No Grêmio, quem simboliza a diferença entre os dois campeonatos é o técnico Tiago Nunes. Após um começo no clube arrasador, ele levou o time ao título do Campeonato Gaúcho.

No Brasileirão, porém, foram dois empates e cinco derrotas em sete jogos. Nunes foi demitido no último domingo (4) com o Grêmio na lanterna da competição.

A briga na parte de cima da tabela também mostra que os desempenhos nos estaduais devem ser vistos com cautela quando se trata de Campeonato Brasileiro.

O primeiro campeão estadual a aparecer é o Atlético-MG, quarto colocado. O Palmeiras, que aproveitou o Paulista para rodar o elenco e mesmo assim foi vice-campeão, ocupa a terceira posição.

Na liderança do Brasileirão, o Red Bull Bragantino foi eliminado nas quartas de final do Paulista pelo Palmeiras. Vice-líder nacional, o Atlhetico ainda vai disputar as semifinais do paranaense.

Se inscreva no canal Ricardo Perrone no YouTube.