Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Conquista do Paulista é importante para o futuro do São Paulo

Crespo ergue a taça do Campeonato Paulista de 2021 - Alexandre Schneider/Getty Images
Crespo ergue a taça do Campeonato Paulista de 2021 Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

24/05/2021 09h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A conquista do Paulistão pelo São Paulo é histórica por quebrar o jejum de títulos do clube. A última volta olímpica importante tinha sido em 2012, na Sul-Americana.

O último estadual fora vencido em 2005. Porém, a importância da vitória sobre o Palmeiras no último domingo (23) vai além de desentalar o grito de campeão da garganta tricolor.

O título representa começo, não fim. Está mais ligado ao futuro do que ao passado da agremiação. Ele é a base para Crespo fazer um trabalho sólido e duradouro no clube, já que, em tese aumenta a paciência da torcida, e, consequentemente, a da diretoria. Isso é igual a mais tempo para trabalhar.

A taça que tirou o clube da fila também é importante para dar confiança aos atletas. Por muitas vezes durante o período de jejum as pernas dos jogadores são-paulinos pareciam pesar mais. Esse peso agora já não existe.

A conquista também dá mais confiança aos atletas e faz com que eles confiem mais no treinador. Afinal, o trabalho está surtindo efeito.

Em pouco menos de três nesses, Crespo conseguiu, aproveitando parte da herança deixada por Diniz, consolidar um novo estilo de jogo e dar personalidade para a equipe, que não tremeu na decisão.

Agora, no entanto, virão desafios maiores, como os mata-matas da Libertadores e o Brasileirão. O nível de dificuldade será muito maior do que o encontrado no Paulista. Mas há uma base consistente, chancelada por uma conquista, para que Crespo faça o time crescer e se colocar como candidato aos títulos que vai disputar. A primeira etapa do trabalho saiu exatamente conforme a encomenda feita pela diretoria.