Topo

Menon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Menon: Vinícius Junior titular é o grande desafio de Tite

Vinicius Jr comemora gol marcado pelo Real Madrid contra o Valencia - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Vinicius Jr comemora gol marcado pelo Real Madrid contra o Valencia Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

13/01/2022 11h51Atualizada em 13/01/2022 12h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No balanço das horas, tudo pode mudar. A verdade de hoje é a mentira de amanhã. A certeza publicada pode virar um print constrangedor. Tudo é possível, mas me parece claro que Vinícius Jr é o melhor jogador brasileiro da atualidade. O atleta está entre os convocados pelo técnico Tite para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo contra Equador e Paraguai.

É um desafio para Tite. O treinador precisa pensar fora da caixinha, precisa abandonar alguns conceitos arraigados - recomposição, equilíbrio etc - e fazer com que Vinícius jogue com a mesma qualidade e intensidade do Real Madrid.

Eu não sou do tipo que adota o clichê "selecão é momento". Basta escalar quem está bem. O treinador tem. O direito de convocar quem ele confia, mesmo que o cara seja o reserva da Votuporanguense, do São Cristóvão ou da Vila Braga.

Brincadeira à parte, Everton Ribeiro e Philippe Coutinho, que não jogam bem há tempos, estão lá. Tite confia neles e acredita que possam se adaptar só seu estilo. Uma generosidade.

Generosidade fácil de fazer. Generosidade difícil é fazer o seu esquema de adaptar a um jogador. Ou conseguir uma flexibilização do sistema. Esquema, sistema, modelo, não interessa. Tite precisa fazer Vinícius render. Se Ancelotti faz, ele que faça também.

Seria muito estranho, após o baile do último clássico, Daniel Alves ser titular e Vinícius Jr reserva. Aquele que fica no banco e entra para mudar o jogo.

Bem, já seria um avanço. Em 2018, não havia. Mas é pouco. O desafio de Tite é grande. Vinícius, hoje, é mais que Neymar.