Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Nos exageros, 'Dorivalizados' já superaram os 'Dinizistas' após a estreia

A boa atuação da seleção brasileira no 1 a 0 sobre a Inglaterra, em Londres, despertou o "Pachequismo" em níveis impressionantes. Obviamente Dorival Júnior, o comportamento da equipe e o resultado devem ser valorizados, mas o modo ilusão foi acionado no nível máximo. Calma, torcedores. Calma!

É um desafio minimamente racional ante tamanho oba-oba. Claro que vencer a Inglaterra em Wembley é mais relevante do que golear a Bolívia. Mas guardadas as devidas proporções, o encanto coletivo e os exageros nos elogios superam os devaneios registrados após a estreia de Fernando Diniz na seleção, em 2023.

Dorival montou um time com dois jogadores que atuam no Brasil, um deles o goleiro, Bento, e o zagueiro Fabrício Bruno. Os outros sete ficaram no banco. Desses, entraram apenas o autor do gol, Endrick, negociado com o Real Madrid e ainda no Palmeiras só porque não tem 18 anos; e Pablo Maia, que jogou os acréscimos.

O técnico chamou muitas atletas que do futebol brasileiro, mas ao escalar o time, investiu na turma que joga lá fora. Não foi bobo, ora. Mas a empolgação nos elogios impressionam. Em parte reflexo da má passagem de Diniz pela seleção. Foi tão mal o técnico do Fluminense que uma melhora qualquer parece algo maravilhoso. Não foi.

Mas a estreia do "Dinizismo" também arrancou elogios exagerados. Contudo, nada que se compare à reação dos "Dorivalizados". O resultadismo inviabiliza o debate saudável nessas horas. Melhor deixar falando sozinha essa turma emocionada.

Mais adiante teremos um cenário mais claro, seja ele de elogios ou críticas. Mas por enquanto, melhor manter a noção da realidade. Foi um bom jogo do Brasil, mas era apenas um (re)começo. Já a Inglaterra também teve seus problemas (13 desfalques, contando com Walker, que se lesionou no começo da peleja) e segue como a maior seleção fracassada do futebol mundial. Ainda assim proporcionou um teste mais valioso do que partidas contra Peru, Bolívia, Venezuela e Paraguai.

Terça-feira tem Espanha, em Madrid. Os espanhóis perderam para a Colômbia, que curiosamente utilizou tantos jogadores que atuam no Brasil quanto a seleção brasileira: Jhon Arias, do Fluminense, foi titular, James Rodríguez, do São Paulo, Richard Ríos, do Palmeiras, e Borré, do Internacional, entraram no segundo tempo.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes