Topo

Mauro Cezar Pereira

Defesa fará nova tentativa para que Róbson responda em liberdade na Rússia

                                 Robson Oliveira preso na Rússia em 2019                           -                                 REPRODUÇÃO / TWITTER
Robson Oliveira preso na Rússia em 2019 Imagem: REPRODUÇÃO / TWITTER

24/10/2020 11h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois que a juíza O.V. Pischukova rejeitou o pagamento de fiança para que Robson Oliveira, preso na Rússia há 588 dias, respondesse processo em liberdade, os advogados do brasileiro elaboram nova investida. Inicialmente foi proposto pagamento de 10 milhões de rublos, cerca de R$ 730 mil. A elevação da cifra é uma das possibilidades a serem tentadas para que ele, pelo menos, possa sair de trás das grades.

A defesa recolherá novos subsídios para mostrar que Robson tem como se manter no país, pois o jogador de futebol Fernando e sua família, que o contrataram para trabalhar como motorista, se propuseram a pagar custas de hospedagem e alimentação. A residência inicial do atleta não mais existe, já que deixou o país ao trocar de clube, meses depois da detenção.

Pavel Gerasimov, advogado russo do brasileiro pedirá que o passaporte seja recolhido para mostrar boa fé. A ideia é deixar claro que não tentará fugir, caso seja dada a oportunidade de aguardar a sentença fora da prisão de Kashira, onde foi colocado em março de 2019. Como sua detenção foi estendida até abril de 2021, a priori ele completará pelo menos 25 meses preso.

Róbson na prisão russa, onde segue detido desde março de 2019, e ainda no Brasil, antes de viajar - Reprodução - Reprodução
Róbson na prisão russa, onde segue detido desde março de 2019, e ainda no Brasil, antes de viajar
Imagem: Reprodução

"Ele tem interesse em mostrar a própria inocência. Por isso será tentado que a juíza peça novo valor de fiança, que repassaríamos aos familiares do jogador, para que ele pague essas custas, desde que aceitas pela justiça", acrescenta Olímpio Soares, advogado brasileiro de Robson.

Há, ainda, a expectativa de que obtenha êxito a comitiva de senadores e da embaixadora russa, Márcia Donner, que seguirá para Moscou, levando carta assinada pelo presidente da República. No documento, Jair Bolsonaro pedirá ao colega russo, Vladimir Putin, que o processo seja visto não como de um criminoso, mas de forma humanitária pelas circunstâncias da prisão.

O objetivo é convencê-lo, e à justiça daquele país, que Robson entrou no problema sem culpa alguma. A expulsão ou perdão somente poderá acontecer após a sentença. Enquanto nisso, o ex-motorista do atleta segue preso. Fernando, por sua vez, vive na China, onde joga futebol profissionalmente.

Robson Oliveira foi preso na Rússia por transportar medicamento considerado ilegal naquele país. A pedido da família de Fernando, ele viajou portando uma mala onde estava o Cloridrato de Metadona, que seria destinado a William, sogro do atleta Fernando, atualmente do Beijing Guoan.