Topo

Mauro Cezar Pereira

Retirada da Globo do Carioca poderá significar um golpe fatal nos Estaduais

São Januário antes de Vasco x Madureira: Globo desistiu de transmitir no dia do jogo - Reprodução/YouTube
São Januário antes de Vasco x Madureira: Globo desistiu de transmitir no dia do jogo Imagem: Reprodução/YouTube

03/07/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Rede Globo de Televisão, hoje Grupo Globo, com o conglomerado que reúne outras mídias e canais fechados, passou décadas ao lado do poder instituído no futebol brasileiro. São temporadas e mais temporadas exibindo dos jogos de mata-mata às 38 rodadas do Campeonato Brasileiro. Em geral com exclusividade, mas a parceria com os dirigentes que comandam o esporte sempre foi além, a ponto de comprar, regularmente, direitos de transmissão de enfadonhos Estaduais.

Alguém acha que os executivos da companhia ficam excitados com pelejas do naipe de Votuporanguense x Santos ou Entrerriense x Botafogo, Lajeadense x Internacional ou Tupynambás x América? Imaginam que vão romper recordes de audiência com esses confrontos? Fossem jogos definidos pelos duelos eliminatórios de uma Copa do Brasil, que obriga o time pequeno a subir degrau por degrau até encarar os grandes, perfeito. Foi assim que o Santo André ganhou o torneio e o XV de Campo Bom foi à semifinal.

Mas não. Os duelos desiguais dos Estaduais são agendados pela política que dá poder às Federações Estaduais, interessadas na continuação desse calendário que a elas concede muito mais datas do que seus campeonatos merecem. E, claro, com tantos jogos deficitários, incapazes de atrair o público, apenas as quotas pela transmissão fazem com que tais certames sejam minimamente viáveis sob o ponto de vista econômico. Se a televisão sai de cena, o que será desses outrora importantes e hoje desinteressantes torneios?

Quando a Globo avisa que vai pagar o que resta aos clubes do campeonato carioca que a ela venderam direitos, mas ainda assim não exibirá mais as partidas, podemos estar diante do começo do fim. Sem ela, caso não apareça uma concorrente interessada em desembolsar cifras parecidas como as da atual temporada, por que disputar o Estadual do Rio de Janeiro? Ainda mais por tanto tempo, mais de três meses! O rompimento, se definitivo for, poderá decretar um novo encaminhamento para o futebol no país.

Sim, porque se a Globo desgarrar-se de um campeonato local, depois outro, outro e mais outro, o que farão as Federações? Desafiado por um clube sem que a entidade futebolística do Estado nada tenha conseguido fazer, será que o grupo de comunicação continuará pagando pelo pacote que embute tantos jogos irrelevantes dessas competições? Ou fará a opção de adquirir apenas os direitos dos produtos mais atraentes, como a Copa do Brasil e a Série A? A maré provocada pela briga com o Flamengo pode levar a novos caminhos.

follow us on Twitter follow me on youtube follow me on facebook follow us on instagram follow me on google plus