PUBLICIDADE
Topo

Com atualização monetária, Tévez bate Gabigol: mais caro vindo do exterior

Tevez em ação pelo Corinthians na temporada 2006 - Maurício Lima/AFP Photo
Tevez em ação pelo Corinthians na temporada 2006 Imagem: Maurício Lima/AFP Photo
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN.

01/04/2020 16h36

A divulgação pelo Flamengo das demonstrações financeiras de 2019, incluindo contratações feitas no início de 2020, colocou Gabigol no topo das maiores contratações já realizadas por clubes brasileiros no exterior. Mas corrigindo os valores, considerando a inflação, Carlos Tevez, que trocou o Boca Juniors pelo Corinthians no final de 2004, ainda é o mais caro.

O blog fez a atualização monetária das aquisições realizadas em euros ou dólares e a conversão para reais pelo câmbio oficial de 1º de abril de 2020. Do seis jogadores mais caros (abaixo), quatro foram contratados em valores indexados à moeda europeia (Gabigol, Alexandre Pato, Gérson e Vitinho) e dois pelo dinheiro americano (Carlitos Tévez e Miguel Borja).

Foram considerados para efeito de cálculo inicial Tévez 16 milhões de dólares, Gabigol 16,5 milhões de euros, Pato 15 milhões de euros, Borja 13,5 milhões de dólares, Gérson 11,8 milhões de euros e Vitinho 10 milhões de euros. Dos seis atletas, três foram contratados pelo Flamengo, dois pelo Corinthians e um pelo Palmeiras. Quatro deles nos últimos dois anos e meio, aproximadamente.

Os seis mais caros do exterior*
Tévez: Boca Juniors-Corinthians 115.163
Gabigol: Internazionale-Flamengo 93.244
Pato: Milan-Corinthians 88.510
Borja: Atlético Nacional-Palmeiras 75.688
Gérson: Roma-Flamengo 66.500
Vitinho: CSKA-Flamengo 56.319
* em R$ mil

Mauro Cezar Pereira