PUBLICIDADE
Topo

Marcel Rizzo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rizzo: Para o Flamengo é melhor Jesus empregado logo. Mesmo se for no Galo

Jorge Jesus não é mais treinador do Benfica e está livre no mercado - GettyImages
Jorge Jesus não é mais treinador do Benfica e está livre no mercado Imagem: GettyImages
Marcel Rizzo

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Colunista do UOL

28/12/2021 13h53

Paulo Sousa será o treinador do Flamengo, mesmo com o preferido Jorge Jesus livre após ser demitido pelo Benfica. Para o clube brasileiro o melhor é que Jesus arrume logo um emprego, mesmo que seja no Atlético-MG.

O torcedor rubro-negro pode discordar, afinal não será agradável ver o técnico que se tornou ídolo em 2019 comandando um rival forte que deve disputar todos os títulos em 2022. Mas um Jorge Jesus livre pode tornar o início do trabalho de Paulo Sousa tumultuado.

Está certo, a temporada começa de fato em abril com o Brasileirão e a Libertadores. Até lá o Estadual pode servir para Sousa se ambientar, testar opções, impor estilo. Mas há os dois lados dessa moeda: tropeços no Estadual podem causar uma turbulência grande, justamente por ser um torneio que hoje tem menor expressão e que, excetuando os clássicos, tem rivais fraquíssimos.

A campanha vitoriosa, mas principalmente o modo demolidor do time em campo, fez sofrer todos os técnicos que sucederam Jesus (Dome, Ceni e Renato Gaúcho). E o português estava empregado. Não vai ser diferente com Sousa, ou até pior, já que Jesus pode começar 2022 de férias.

Paulo Sousa pode precisar de tempo para que seu estilo encaixe no ótimo elenco do Flamengo. Se Jesus estiver empregado, essa sombra diminui. Se não, a sombra será gigante e o início de ano pode ser problemático.