Topo

Marcel Rizzo

Conmebol define que Eliminatórias terão jogos pouco antes da Copa América

Neymar desloca Gallese e faz o terceiro do Brasil contra o Peru em outubro. Time de Tite volta a campo em novembro - Daniel Apuy/Getty Images
Neymar desloca Gallese e faz o terceiro do Brasil contra o Peru em outubro. Time de Tite volta a campo em novembro Imagem: Daniel Apuy/Getty Images

Colunista do UOL

05/11/2020 13h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se não houver mais adiamentos por causa da pandemia, a tabela pré-programada da Conmebol para as Eliminatórias da Copa de 2022 no Qatar prevê jogos da seleção brasileira em datas atípicas, como na véspera da Copa América de 2021 e entre janeiro e fevereiro de 2022.

As seleções do continente disputam agora em novembro as rodadas 3 e 4 do torneio, que deveria ter começado em março mas acabou adiado por causa da Covid-19. A previsão depois era iniciar em setembro, mas também não foi possível. As duas primeiras rodadas ocorreram somente em outubro — o Brasil de Tite venceu Bolívia (5 a 0) e Peru (4 a 2) e lidera as Eliminatórias.

Os adiamentos fizeram a competição na América estar no limite de datas para ser finalizada até o sorteio dos grupos da Copa, marcado para abril de 2022. No calendário enviado pela Conmebol às confederações filiadas os jogos (dois por rodada) ocorrerão em novembro de 2020, março de 2021, maio/junho de 2021, setembro, outubro e novembro de 2021, janeiro/fevereiro de 2022 e março de 2022, completando as 18 partidas necessárias.

O aperto de datas fará as seleções da América do Sul jogarem as Eliminatórias em datas pouco comuns, como maio e junho (entre 31 e 8) que normalmente são destinadas a amistosos porque precedem a Copa América — em 2021 o torneio será realizado na Colômbia e na Argentina entre 11 de junho e 10 de julho depois de ser adiado de 2020. A seleção brasileira estreará dia 13 de junho contra a Venezuela, em Medellín.

Em 2016, por exemplo, o Brasil fez um amistoso contra o Panamá antes de viajar aos EUA para jogar a Copa América do Centenário, nos EUA. Em 2015, na preparação para a Copa América do Chile, o Brasil fez amistosos contra México e Honduras em junho, pouco antes de estrear contra o Peru em Temuco — as Eliminatórias para a Copa de 2018, em seu roteiro normal, começariam somente em setembro daquele ano.

Por causa dos adiamentos em datas-Fifa (quando as seleções se reúnem para amistosos e jogos oficiais), a entidade que comanda o futebol criou uma janela inédita entre janeiro e fevereiro de 2022, justamente para os continentes conseguirem terminar seus torneios antes do sorteio dos grupos, em abril.

Mesmo assim a Fifa não evitará que as repescagens (na Europa e entre outros continentes, incluindo o quinto colocado na América do Sul) ocorram antes de maio e junho, portanto o sorteio ainda terá algumas seleções não definidas.

A Conmebol insistiu em manter o regulamento de suas Eliminatórias no sistema de pontos corridos, todos contra todos em dois turnos, com os quatro primeiros se garantindo direto no Qatar-2022 e o quinto jogando uma repescagem em dois jogos eliminatórios contra rival de outro continente ainda a ser definido.

O Brasil volta a campo em 13 de novembro, contra a Venezuela no Morumbi, em São Paulo, e quatro dias depois encara o Uruguai em Montevidéu.