Topo

Marcel Rizzo

Fifa já tem novo calendário pós-pandemia e ocupa até janeiro para seleções

Coutinho comemora gol de falta durante amistoso da seleção brasileira contra a Coreia do Sul, em novembro de 2019 - Pedro Martins / MoWA Press
Coutinho comemora gol de falta durante amistoso da seleção brasileira contra a Coreia do Sul, em novembro de 2019 Imagem: Pedro Martins / MoWA Press

Colunista do UOL

18/08/2020 14h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa confirmou uma pouco usual data-Fifa, a janela onde ocorrem amistosos e confrontos de Eliminatórias, para janeiro e fevereiro de 2022. A entidade comunicou nesta terça-feira (18) a seus filiados as mudanças no calendário internacional causadas pela pandemia com as novas datas para jogos entre as seleções até a temporada de 2024.

Entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro de 2022 as seleções poderão se enfrentar — a Conmebol usará o período para recompor datas perdidas de suas Eliminatórias da Copa-2022, que a princípio manterá o regulamento de pontos corridos com 18 rodadas. A seleção brasileira, claro, estará em campo, época de pré-temporada dos atletas que atuam no Brasil. O time de Tite não atua desde 19 de novembro de 2019, quando venceu a Coreia do Sul por 3 a 0 num amistoso em Abu Dhabi (Emirados Árabes).

A Fifa também confirmou o sorteio dos grupos do Mundial do Qatar para abril de 22, sete meses antes do chute inicial, em 21 de novembro — a final está marcada para 18 de dezembro, período também pouco usual para minimizar o calor da região do Oriente Médio. O sorteio ocorrerá antes da definição das 32 seleções classificadas, já que a repescagem entre sul-americanos, asiáticos, Oceania e Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe) ocorrerá somente entre maio e junho.

Em tempos normais, sem a Covid-19, há cinco datas-Fifa por ano: março, junho, setembro, outubro e novembro. Em 2022 teremos a de janeiro/fevereiro, de março, de maio/junho e em setembro. Os clubes são obrigados a liberar seus atletas para a Copa do Mundo no dia 14 de novembro.

Até o fim do Mundial do Qatar o calendário masculino do futebol estará embaralhado e a Fifa abriu exceções no número de partidas que as seleções poderão fazer nessas janelas. O limite sempre foram duas, mas agora podem chegar a quatro.

Em 2020, por exemplo, a data-Fifa de setembro (31 de agosto a 7 de setembro) será jogada apenas por europeus, que estão em fase minimizada da pandemia. Mas serão só duas partidas nessa janela. Já em outubro e novembro, todas as confederações poderão fazer duas partidas e a Uefa, três.

Em 2021, março será uma janela normal, com duas partidas para cada confederação, mas maio e junho Uefa e Conmebol poderão atuar duas vezes apenas, enquanto as outras quatro (Ásia, Américas do Norte e Central, África e Oceania) terão datas para quatro partidas. O motivo é que haverá na sequência a Eurocopa e a Copa América, adiadas de 2020 para 2021.

Em setembro, outubro e novembro de 2021 as datas serão normais, com dois jogos, para em janeiro e fevereiro de 2022 ocorrer a janela extra que tentará minimizar os adiamentos da pandemia. Até agora as Eliminatórias da América do Sul, por exemplo, não começaram — deveriam ter iniciado em março.