Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Contra o Liverpool, volante do City tenta confirmar fama de "invencível"

O duelo entre Liverpool e Manchester City, às 12h45 (horário de Brasília) deste domingo, é um dos jogos do ano no futebol europeu. Além da briga pela liderança do Campeonato Inglês, o duelo pode ser o último em Jurgen Klopp e Pep Guardiola na Premier League — o alemão deixará Anfield ao final da temporada.

Mas o jogo carrega, também, outra história. Quase tão fascinante quanto o embate entre os dois grandes treinadores da liga nos últimos anos: a sequência invicta do volante Rodri com a camisa do Manchester City.

Na vitória por 3 a 1 sobre o Copenhague, na quarta-feira, ele chegou a 60 partidas invicto, contando jogos oficiais por todas as competições. A última derrota do City com Rodri em campo foi em 5 de fevereiro de 2023, há mais de 13 meses: 1 a 0 contra o Tottenham. A única derrota de Rodri no período foi pela seleção espanhola: 1 a 0 diante da Escócia, pelas eliminatórias da Eurocopa.

Desde então, o City perdeu cinco vezes, sempre sem o espanhol. Rodri foi poupado na última rodada da temporada 2022-23, quando o time perdeu por 1 a 0 para o Brentford; naquela partida, os volantes foram Kalvin Phillips e Rico Lewis.

Em setembro, ainda na fase inicial da temporada 2023-24, Rodri foi expulso contra o Nottingham Forest e cumpriu suspensão de três jogos, contra Newcastle, Wolverhampton e Arsenal.

O City perdeu as três partidas. No período — além de Kalvin Phillips e Rico Lewis —, o clube também teve Mateo Kovasic e Matheus Nunes atuando na posição do espanhol.

A marca do volante é um recorde entre os clubes ingleses, superando os 58 jogos invictos do português Ricardo Carvalho, zagueiro do Chelsea, entre novembro de 2006 e fevereiro de 2008.

A sequência invicta do City com Rodri inclui os jogos que mudaram a história do clube azul de Manchester: na temporada 2023-24, ainda nos primeiros meses da série que hoje é um recorde, o time comandado por Pep Guardiola conquistou o título inédito da Champions League. O gol da vitória por 1 a 0 sobre a Internazionale na final foi marcado pelo volante espanhol.

Rodri disputa a bola com Ganso em Manchester City x Fluminense na final do Mundial
Rodri disputa a bola com Ganso em Manchester City x Fluminense na final do Mundial Imagem: Yasser Bakhsh - FIFA/FIFA via Getty Images

Diante do Liverpool, neste domingo, a série invicta de Rodri está ameaçada. A equipe comandada por Jurgen Klopp começou a rodada como líder da Premier League (foi ultrapassada pelo Arsenal, que venceu o Brentford por 2 a 1) e vem de sete vitórias seguidas.

Continua após a publicidade

Quem vencer o duelo deste domingo assumirá a liderança do Campeonato Inglês. Para assumir a ponta, o City conta com os gols de Erling Haaland, com os passes de Kevin de Bruyne e com a capacidade tática de Pep Guardiola. Mas a receita passa obrigatoriamente por Rodri, o jogador que transforma o time em uma máquina de vencer.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes