Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ao contratar Cuca, Duilio não respeitou as minas e nem ninguém

Colunista do UOL

20/04/2023 17h52Atualizada em 21/04/2023 12h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não foi inacreditável a escolha do presidente Duilio Monteiro Alves pelo Cuca para substituir o Fernando Lázaro.

Duilio é péssimo na avaliação de princípios e valores. Porque escolheu um cara que foi acusado e condenado pelo estupro de uma garota de 13 anos na Suíça (ele estava na cena do estupro e nada fez), e que só não cumpriu a pena porque estava no Brasil e não voltou mais para o país europeu - agora, a pena já caducou.

Na ocasião, o agora técnico do Corinthians era jogador do Grêmio e acabou detido com os também atletas Eduardo Hamester, Henrique Etges e Fernando Castoldi, sob a acusação de terem estuprado Sandra Pfäffli, na época com 13 anos.

Os quatro jogadores ficaram presos durante quase 30 dias. Eles voltaram para o Brasil após prestarem depoimento por mais de uma vez e ser encerrada a fase de instrução do processo. A condenação aconteceu dois anos mais tarde.

Cuca, Henrique e Eduardo foram condenados a 15 meses de prisão e ao pagamento de US$ 8 mil cada. Fernando, no entanto, acabou absolvido da acusação e foi condenado a três meses de prisão e ao pagamento de uma multa de US$ 4 mil por ter sido considerado cúmplice do crime.

Todos os slogans usados por ele sempre foram oportunismo, assim como a Democracia Corinthiana foi usada na sua campanha, e ainda fez uma média com uma homenagem para agradar e tentar enganar que é um democrata.

Pois bem, Duilio, você nunca me enganou, e sabe disso. Porque um dos motivos de eu não ter ido na farsa de domingo é saber que tem alguma coisa de interesse por trás daquilo.

Você chegou a ver a indignação da grande maioria dos torcedores quando surgiu o nome do Cuca? Talvez tenha visto e não se incomodou, porque tem aquele pensamento machista que não é com você.

As mulheres torcedoras do Corinthians deveriam fazer uma manifestação séria e forte contra essa contratação.

Porque não foi só um desrespeito com as mulheres corintianas, mas com todas as mulheres, que já foram abusadas ou não.

Será que você agiria da mesma maneira se uma mulher da sua família tivesse passado o mesmo que aquela garota de 13 anos?

Aproveita e contrata o Robinho, já que jogou a dignidade do Corinthians no lixo mesmo.

Será uma hipocrisia se o Corinthians voltar a falar novamente em "respeite as minas" com esse presidente.

Outra coisa assustadora é dizerem que quem critica o passado do Cuca é "lacrador".

Se "lacrador" é ser contra a violência sexual, contra a violência física e contra qualquer tipo de agressão à mulher, sou um "lacrador" com muita honra e orgulho.

Esse tipo de decisão e de comentários só colaboram para banalizar um crime horrendo e hediondo.

No Brasil, uma mulher é estuprada a cada 10 minutos.

Robinho foi condenado a 9 anos de prisão na Itália por estupro e provavelmente cumprirá sua pena aqui. Daniel Alves está preso e esperando julgamento por acusação de estupro em Barcelona.

Pedrinho, do São Paulo, é acusado de agressão contra a ex-namorada, e ainda vazaram áudios de ameaças de morte sua contra ela.

Isso não significa nada para contratar alguém que foi condenado por estupro e nem sequer se desculpou com sociedade, e muito menos com a família da menina?

E a grande equipe do futebol feminino do Corinthians, as Brabas. Como encaram essa situação?

No Santos, as Sereias da Vila se manifestaram contra a volta do Robinho. E, junto com a opinião pública e a imprensa, evitaram que esse absurdo acontecesse.

E agora, Duilio? O que você fará com o "respeite as minas"? Você proibirá alguma mulher jornalista de fazer uma pergunta sobre o passado do Cuca na coletiva de apresentação? Terá censura?

E os patrocinadores, o que farão? É tranquilo a marca ficar aliada a isso?

Duilio, você está manchando a história da verdadeira Democracia Corinthiana.