Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ao declarar apoio a Bolsonaro, Neymar mostra incoerência e alienação

Neymar grava vídeo cantando funk do Bolsonaro  - Reprodução/Twitter
Neymar grava vídeo cantando funk do Bolsonaro Imagem: Reprodução/Twitter

Colunista do UOL

29/09/2022 19h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eu sempre cobro o posicionamento dos jogadores em relação aos problemas da sociedade brasileira.

Por exemplo, durante a pandemia: cobrança sobre o governo para a compra de vacinas e o uso de máscaras... nada. Trouxeram a Copa América para cá em 2021 (que seria na Argentina e Colômbia), mas os jogadores não falaram nada. Só fizeram um manifesto ridículo, do qual ninguém lembra nem uma frase.

Bom, mas estou lembrando desses fatos para dar minha visão sobre os vídeos do Neymar Jr em apoio ao covarde, perverso, mentiroso do presidente Jair Bolsonaro.

Não por coincidência, os vídeos foram divulgados após a visita da "princesa" que prega jejum para um povo que não tem o que comer, e do seu marido machista, que agride verbalmente as mulheres, principalmente as jornalistas, à Fundação Neymar Jr, em Praia Grande (SP).

Jair Bolsonaro não visitou um hospital durante a pandemia, não visita uma creche, diminui a verba da merenda escolar, não se solidarizou com as famílias que perderam pessoas queridas na pandemia por falta de vacinas... mas foi visitar a Fundação Neymar Jr, na quarta-feira, onde tem tudo do bom e do melhor.

Para mim, a divulgação desses vídeos parece uma troca de favores. Porque o Neymar Jr não se manifestou a favor do presidente antes da visita, só depois.

Pois bem. O Neymar Jr gravou um primeiro vídeo discreto na quarta-feira, agradecendo a visita do casal que se utiliza do nome Deus à sua fundação. Mas pareceu que o boneco do Trump não achou suficiente aquele apoio.

Aí deve ter pedido com toda sua falta de educação, grosseria, gritando mais ou menos assim: "Porra, Neymar, seu filho precisa ser mais direto! A casa está caindo para mim. Você acha que a minha visita foi por causa das crianças, porra?"

E aí Neymar Jr mostrou toda a sua incoerência, alienação e falta de consciência social. Na terça-feira, Richarlison sofreu ataques racistas no jogo da seleção contra a Tunísia, e todos ficaram revoltados e apoiaram o camisa 9.

Mas, dias depois, Neymar Jr apóia o candidato mais preconceituoso da história política brasileira, que já soltou falas homofóbicas, machistas e obviamente racistas.

Pois é, Neymar Jr... Agora você precisa jogar bem na Copa do Qatar para o Brasil ganhar o hexa, porque você está apoiando um candidato que será derrotado e tentará um golpe de Estado.

Ops, peço desculpas, camisa 10. Mas você não deve saber o que é um golpe de Estado. Mas eu te explico: é quando alguém perde uma eleição direta, não aceita a derrota e quer continuar na posição na base da força. Mas se você não entendeu ainda, procure ler a história do Brasil e saber melhor quem está apoiando.

Aliás, o seu título de eleitor é de Santos. Você virá para cá para votar? Ou está só apoiando, mesmo sem poder votar?

Bom, eu apoio o Lula e vou votar. Aliás, quando joguei na Itália, também votava.

É, Neymar Jr... esse vídeo de apoio, com dancinha, parece o seu comportamento na Copa de 2018, em que você só se jogava no chão e foi patético. Agora você está no chão novamente, só que com um assunto ainda mais sério.

Adoro futebol, sempre amei Copas do mundo. Vi garotinho o tricampeonato e estava no estádio comentando o penta. Não torcerei contra a seleção, mas de hoje em diante, não torcerei mais por ela quando o Neymar estiver em campo. Sabem por quê? Porque eu amo o meu país.