Paulistão pode reerguer Palmeiras e ainda curar ferida antiga de Cuca
Cuca jogou apenas quatro meses no Palmeiras, ainda no segundo semestre de 1992. O período foi curto, mas suficiente para o atual treinador do time alviverde viver uma decepção. À época, a equipe chegou à final do Paulistão e acabou derrotada pelo São Paulo de Telê Santana.
Vinte e quatro anos depois, Cuca tem a chance de voltar a decisão estadual e, enfim, curar a ferida. O primeiro passo para o objetivo ocorre na noite desta segunda-feira, no Allianz Parque, contra o São Bernardo, em jogo único válido pelas quartas de final. Se passar nos pênaltis, o Palmeiras enfrenta o Corinthians em Itaquera. Caso avance no tempo normal, pega o Santos na Vila Belmiro. (Ouça também a análise de Juca Kfouri e Vitor Birner sobre o Palmeiras no Tabelinha; clique aqui)
O Palmeiras teve pouco tempo para se recuperar da "ressaca" com a eliminação precoce na Libertadores, ocorrida na última quinta-feira — o time venceu o River Plate-URU por 4 a 0 em casa, mas viu o Rosario Central bater o Nacional por 2 a 0 no Uruguai. O fato fez o Campeonato Paulista se tornar o objetivo principal do primeiro semestre.
Cuca, que comandará o Palmeiras pela décima vez, afirmou após a eliminação na Libertadores que os objetivos do clube são a médio prazo, focados principalmente na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. No Paulistão, o título estadual pode vir em apenas quatro jogos.
Em 1992, Cuca disputou 24 partidas pelo Palmeiras, 18 deles no Paulistão, com sete gols no total (cinco no estadual). O então meia-atacante foi responsável pelo gol da classificação ao quadrangular semifinal, marcado diante do Bragantino, no Palestra Itália.
Nas comemorações, o treinador costumava mostrar o sinal da faixa de campeão. À época, o Palmeiras amargava um jejum de 16 anos sem títulos. O fim da fila ocorreu em junho de 1993, quando Cuca já defendia o Santos.
Para a partida decisiva desta segunda-feira, Cuca terá alguns retornos importantes no time. Gabriel Jesus, que cumpriu suspensão automática na última rodada da fase de grupos, está à disposição. Dudu, recuperado de lesão na coxa, também. O treinador ainda contra com Edu Dracena e Zé Roberto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.