Sem perder foco na Libertadores, Corinthians celebra Democracia e Sócrates

O Corinthians volta para casa depois de quatro jogos longe de sua arena. De olho na classificação antecipada para as oitavas de final da Copa Libertadores, o Alvinegro recebe o Independiente, da Argentina, às 21h45, em seu estádio, na capital paulista. Mas sem perder o foco na competição continental, o clube presta homenagens para um dos momentos marcantes de sua história. Antes do confronto, será inaugurada uma estátua com a imagem do ex-jogador Sócrates e o time entra em campo com o novo uniforme, que faz referência à Democracia Corintiana.
"Claro que fico muito feliz, tanto o Sócrates como a Democracia Corintiana devem ser lembrados sempre que possível", disse o ex-jogador Casagrande, companheiro do Magrão e um dos integrantes do time que ficou fez história no início da década de 80.
O movimento que inspirou o novo uniforme do Corinthians surgiu em um momento em que o país passava por um regime de ditadura militar. No clube, porém, as decisões - desde demissões até contratações - eram baseadas em eleições, sendo que funcionários, jogadores, comissão técnica e diretoria tinham direito ao voto e todos com o mesmo peso.
"Tenho todas camisas guardadas com muito carinho porque foi um momento mágico. Eu me considero um privilegiado de ter participado daquele momento até a saída do Sócrates, em 1983, quando a Democracia praticamente acabou. Acho muito válida essa homenagem para o Sócrates que foi um dos gênios no mundo futebolístico e fora dele. Ele era uma pessoa diferenciada, brigava muito pela sociedade brasileira e sempre se colocava à frente de tudo, pensando no melhor de todos", completou Zenon.
Naquele período, o Corinthians conquistou o bicampeonato paulista (82 e 83) e ainda quitou suas dívidas financeiras. Ou seja, inspiração não deve faltar para o time de Carille nesta quarta-feira à noite. "Espero que o uniforme dê sorte. Pode ser que ajude e seja uma espécie de amuleto. Nós fomos vitoriosos, mas camisa não ganha jogo", brincou Zenon.
Ficha técnica
Corinthians x Independiente-ARG
Local: Arena Corinthians, em São Paulo
Horário: 21h45 (Brasília)
Árbitro: Victor Hugo (Peru)
Auxiliares: Jonny Bossio e Victor Raez (ambos do Peru)
Corinthians: Cássio, Mantuan, Balbuena, Henrique e Sidcley; Gabriel e Maycon; Romero, Rodriguinho, Jadson e Mateus Vital. Técnico: Fábio Carille.
Independiente-ARG: Martín Campaña; Gastón Silva, Jorge Figal, Fernando Amorebieta e Alan Franco; Nicolás Domingo e Diego Rodríguez; Maximiliano Meza, Martín Benítez e Leandro Fernández; Emmanuel Gigliotti. Técnico: Ariel Holan.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.