PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Beckham dá assistência no último jogo na casa do PSG e chora ao deixar o campo

Do UOL, em São Paulo

18/05/2013 17h49

Sobraram emoção e lágrimas na penúltima partida de David Beckham antes de sua aposentadoria, anunciada nesta semana. Em seu jogo derradeiro na casa do Paris Saint-Germain, o inglês deu uma assistência e chorou muito ao deixar o gramado durante a vitória por 3 a 1 sobre o lanterna Brest.

Beckham começou o duelo como titular e recebeu até mesmo a faixa de capitão do técnico Carlo Ancelotti. Em campo, ele correspondeu e deu assistência para Matuidi marcar o segundo gol do time de Paris, no Parque dos Príncipes. Ibrahimovic (2) e Benschop, para o Brest, completaram o placar.

BECKHAM CHORA AO DEIXAR O CAMPO NO ÚLTIMO JOGO NA CASA DO PSG

O astro inglês foi substituído aos 38 do segundo tempo, e o estádio todo levantou-se para aplaudi-lo. Emocionado, o camisa 32 chorou e abraços todos os companheiros antes de deixar o gramado. Nas tribunas, a ex-Spice Girl Victoria, sua mulher, também derramou lágrimas.

Após o apito final, os atletas do equipe tricolor, entre eles os brasileiros Lucas, Alex e Maxwell, cercaram o capitão da equipe e o jogaram para o alto. Os adversários do Brest também aproveitaram para cumprimentá-lo e tirar fotos com o popstar.

Em seu discurso final, ele disse que decidiu se aposentar por querer passar mais tempo ao lado da família, e não arriscou muitas palavras em francês, por não dominar o idioma.

Beckham fará seu último jogo como profissional no próximo dia 26, quando o PSG, já campeão do Francês, disputa o último encontro da Ligue 1 fora de casa, contra o Lorient.

O Paris Saint-Germain, no entanto, pretende manter Beckham como dirigente e embaixador do clube após o atleta pendurar as chuteiras. O dono da equipe, Nasser Al-Khelaïfi, disse que já estuda um acordo com o meio-campista.

A carreira de David Beckham

Midiático, Beckham começou na base do Manchester United aos 14 anos. Foram 398 partidas disputadas pela equipe inglesa, onde conquistou a Liga dos Campeões, além de seis títulos do Campeonato Inglês.


  • Análise: Beckham foi o cara certo no momento perfeito LEIA MAIS

O meia se transferiu para o Real Madrid em 2003, onde integrou o elenco dos "galácticos". Apesar de pertencer a um time recheado de estrelas, Beckham não conseguiu título europeu em Madri.

Após passagem pelo futebol espanhol, Beckham se transferiu para o LA Galaxy, dos Estados Unidos. O atleta foi emprestado duas vezes para o Milan, em 2008 e em 2010. 

Na seleção inglesa, Beckham ostenta a marca de 115 jogos, sendo o atleta que mais vezes vestiu o uniforme do English Team em jogos oficiais, superando Bobby Moore (109 jogos). Foram 17 gols marcados e 36 assistências.

METROSSEXUAL, BECKHAM É O MAIOR EXPOENTE DA LINHA ATLETA MIDIÁTICO

  • Reprodução/Facebook

    David Beckham está anos-luz à frente de qualquer esportista no mundo no que se refere ao marketing pessoal. O astro inglês faz a linha bom moço, unindo carisma, beleza e também rendimento dentro de campo. Beckham foi eleito o segundo melhor jogador do mundo em 1999, conforme eleição da Fifa.

    Fora de campo, o inglês estampa campanhas de cuecas, cosméticos, roupas, entre outras dezenas de produtos. Ele dá nome a perfumes masculinos.

    Sua popularidade é medida no Facebook, onde possui mais de 20 milhões de fãs.

    Valiosíssima, a 'marca Beckham' se tornou ainda mais valorizada devido a ações sociais desenvolvidas pelo jogador ao longo do mundo. LEIA MAIS SOBRE O ASTRO BECKHAM

Planos para a aposentadoria

Beckham não definiu se retornará a Londres com os filhos e a esposa Victoria Beckham assim que vencer o contrato com o time francês. Ele disse recentemente que estuda viver nos Estados Unidos, pois o assédio dos paparazzi é menor.

O jornal inglês The Guardian informa que o astro inglês estuda investir em um clube da Liga Norte-Americana de Futebol (Major League Soccer). A fortuna do jogador é estimada em R$ 510 milhões.

VEJA AS REAÇÕES AO ANÚNCIO DA APOSENTADORIA DE BECKHAM

  • JOSEPH BLATTER (Presidente da Fifa): "É o fim do capítulo de uma história assombrosa. David Beckham é uma das figuras mais icônicas do futebol mundial. Ele cresceu como um garoto adorável e alcançou seus sonhos. Inquestionavelmente ele inspira milhões de garotos e garotas a fazer o mesmo. Seja qual for a escolha de sua carreira a partir de agora, será com a mesma dedicação e estilo dos últimos 21 anos"

  • DAVID CAMERON (Primeiro Ministro Britânico): Beckham tem sido um jogador excepcional durante toda sua carreira. Não só isso, ele também tem sido um embaixador brilhante para o seu país, e ajudou muito nas Olimpíadas de Londres em 2012. Como Primeiro Ministro, só devo parabenizá-lo pela brilhante carreira"

  • ROY HODGSON (Treinador da seleção inglesa): "Ele teve uma carreira brilhante, status marcante, e desejo o melhor para ele no futuro. Muitas pessoas oferecerão trabalho a ele agora, alguns podem até afastá-lo do futebol, mas espero que possamos mantê-lo. Está sendo uma semana estranha para mim por ver Rio Ferdinand se aposentar, pouco depois do anúncio de John Terry e agora o Beckham, parece o fim de uma era"

  • STEVE MCCLAREN (Ex-jogador e treinador britânico):"Ele foi um grande jogador. Obteve seu talento através de trabalho duro e profissionalismo, sempre ficando a mais depois dos treinos. Ele inspirou seus companheiros de equipe com o seu desempenho. Ele foi um vencedor, ganhou muitas coisas na carreira, e isso influenciou seu colegas. Minha última lembrança de Beckham é ele ficando depois dos treinos treinando as cobranças de falta que venceram diversos jogos para Manchester United, seleção inglesa e Real Madrid."

  • GARY NEVILLE (Ex-colega de Beckham no M. United):"Acho que é o momento certo. Ele prolongou a carreira o máximo que pôde, agora quer voltar para casa...está no fim da estrada, terminará em um bom momento no PSG. David era diferente, ele tinha prazer em jogar com os companheiros. Ele é provavelmente o jogador que mais influenciou o futebol fora da Inglaterra. Ele criou um impacto enorme."

RODADA DO ALEMÃO TEM JOGADOR DE LINHA NO GOL E CHORO DE TÉCNICO

  • A rodada final do Campeonato Alemão 2012/13 foi recheada de emoções neste sábado. Já campeão, o Bayern de Munique chegou a estar perdendo por 3 a 1, mas contou com uma reação espetacular no final e virou para 4 a 3. E por falar em encerramento, houve ainda mais emoção após o jogo, quando o treinador Jupp Heynckes se emocionou durante sua última coletiva de imprensa no Alemão pelo Bayern. Ele chorou, mas não disse se ainda vai se aposentar, mesmo com 68 anos. LEIA

CLÁSSICO SÉRVIO TERMINA EM CONFUSÃO E 92 TORCEDORES PRESOS

  • AP Photo/Darko Vojinovic

    A vitória por 1 a 0 do Partizan sobre o rival Estrela Vermelha, pelo Campeonato Sérvio, foi manchada pela violência das torcidas. Conhecido como um dos clássicos mais quentes do mundo, em todos os sentidos, o dérbi terminou com 92 torcedores presos. Dentro do estádio, a torcida do Estrela queimou cadeiras e acendeu sinalizadores, enchendo o campo de fumaça e forçando o árbitro a interromper o jogo. VEJA MAIS

BRASILEIRO NILMAR É HERÓI DE TÍTULO DO AL-RAYYAN NO QATAR

  • REUTERS/Fadi Al-Assaad

    Nilmar, ex-Internacional e Corinthians, foi o grande herói da conquista da Copa do Emir pelo Al-Rayyan, do Catar. O brasileiro fez um gol e sofreu um pênalti na vitória por 2 a 1 sobre o Al-Sadd, que valeu o título. Nilmar deixou sua marca logo aos seis minutos, e ajudou o Al-Rayyan a dominar ainda mais o jogo três minutos depois, quando sofreu pênalti e viu Fábio César ampliar. No segundo tempo, o veterano Raúl, ex-Real Madrid, descontou, mas a equipe vermelha levantou a taça. LEIA

Esporte