Em nota, Racing pede que torcida não grite "macaco" na Arena Corinthians
O Racing Club publicou um comunicado oficial nesta terça-feira (12) instruindo seus torcedores a não gritar "macaco" na partida contra o Corinthians pela Copa Sul-Americana. Em uma série de esclarecimentos, o clube argentino explicou como é o plano de segurança na cidade de São Paulo e pediu que gritos e gestos de macaco sejam evitados no jogo desta quinta-feira.
"Esclarecemos que constitui um delito racial fazer gestos de macaco ou dizer "macacos" aos torcedores locais, pois no Brasil é crime assimilar uma pessoa a um animal", diz o texto publicado no site oficial do Racing, o que é controverso, pois este é um dos poucos casos que pode ser considerado injúria racial.
"A polícia agirá diante destes ocorridos e fará a detenção dos torcedores envolvidos. Há câmeras em todo o estádio para registrar esta forma de ofensas raciais. As consequências podem ser severas tanto para o clube (multas), quanto para as pessoas envolvidas (antecedentes criminais, impossibilidade de deixar o Brasil, multas e gastos judiciais)", explica o comunicado.
A nota ainda informa que um cônsul brasileiro acompanhará os argentinos na saída da Arena Corinthians, que acontecerá apenas após a torcida local se dispersar. Antes disso, a entrada dos visitantes ao estádio acontece a partir das 19h30 (de Brasília).
O Racing lembra aos torcedores que é proibida a utilização de elementos que cubram o rosto e impeçam a identificação das pessoas. Também não é permitido instrumentos musicais, bandeiras grandes ou faixas que aludam a torcidas organizadas ou lemas políticos. São todas normas da Conmebol, que valem para todas as partidas organizadas pela entidade.
Corinthians e Racing se enfrentam a partir das 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (14), na Arena Corinthians. É o jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana, enquanto a partida de volta acontece em Avellaneda no próximo dia 27.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.