Topo

Santistas comemoram título com funk, presidente 'ressuscitado' e roda de oração

Neymar sorri ao entregar medalhas para os jogadores do Santos campeões da Copa SP - Leandro Moraes/UOL
Neymar sorri ao entregar medalhas para os jogadores do Santos campeões da Copa SP Imagem: Leandro Moraes/UOL

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

25/01/2013 18h41

O Santos quebrou um jejum de 28 anos ao conquistar o bicampeonato da Copa São Paulo de futebol júnior e as comemorações só poderiam ser efusivas. Ao final da partida, os jogadores celebraram ao ritmo do funk, fizeram uma roda de oração e contaram até com a presença do presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro que esteve afastado.

Logo após receberem o troféu e deixarem o gramado, os jogadores tiveram o momento de explosão. Choros, gritos e palavrões eram ouvidos na chegada ao vestiário para extravasar toda a tensão da partida.

Logo depois, o ritmo do funk já tomava conta do local e divertia os jogadores. O estilo musical foi substituído pelo sertanejo quando a música Flor, da dupla Jorge e Matheus, começou a ser cantada.

A festa foi interrompida pelas várias entrevistas e pela presença, considerada até ilustre, do presidente Luis Álvaro. O mandatário santista ficou afastado de suas funções nos últimos dois meses por problemas de saúde.

Sua presença era rara no clube e até contratações como a do meia argentino Montillo estavam sendo resolvidas pelo vice Odilio Rodriguez.

Mas Luis Álvaro fez questão de assistir à partida e de fazer um discurso para os jogadores que formaram uma roda. Ele falou sobre a importância da conquista para o Santos e sobre a união do grupo, que ele considerou fundamental para o resultado final.

“Futebol não é como natação, salto em altura ou tênis em que a capacidade técnica individual é a que vale. Futebol é coletivo e a união de vocês foi fundamental para essa conquista. Eu achei muito bonito quando os meninos que não puderam jogar a final agradeceram aos que entraram pela garra e disposição em campo”, dizia.

Cada palavra era acompanhada com atenção pelos jovens que sonham em conquistar um espaço no time profissional. Ao final do discurso, o grupo fez uma oração em agradecimento pela conquista e rezou o ‘Pai Nosso’.