PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Palmeiras descansa elenco em jogo para confirmar vaga na Copa do Brasil

Lucas Barrios deve ganhar uma chance como titular no compromisso desta quarta-feira - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Lucas Barrios deve ganhar uma chance como titular no compromisso desta quarta-feira Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/09/2016 06h00

Passada a tensa semana de duelos com Grêmio, Flamengo e Corinthians, o Palmeiras possui outra decisão pela frente na noite desta quarta-feira (21). A partir das 19h30 (de Brasília), a equipe comandada por Cuca decide uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil contra o Botafogo-PB, no Estádio Almeidão, em João Pessoa-PB.

O mata-mata, no entanto, fica em segundo plano no planejamento da comissão técnica para as próximas semanas. A vantagem adquirida no primeiro confronto (3 a 0) permite ao técnico Cuca promover um até então inédito rodízio completo. Ao todo, 12 atletas nem sequer viajaram à Paraíba para o confronto decisivo. Para ser eliminado, o Palmeiras precisará perder por uma diferença de 4 gols. Se levar de 3 a 0, a decisão vai para os pênaltis.

Jailson, Jean, Vitor Hugo, Mina, Thiago Santos, Tchê Tchê, Moisés, Dudu, Erik, Róger Guedes, Gabriel Jesus e Leandro Pereira permaneceram em São Paulo para descansar. A comissão técnica optou por levar um elenco majoritariamente formado por reservas para acelerar a preparação para o duelo de sábado contra o Coritiba, válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Tabelinha: O jogo contra o Botafogo-PB não será tão tranquilo para o Palmeiras, dizem PVC e Menon. Ouça o podcast

Ainda no último sábado, após a vitória por 2 a 0 no clássico contra o Corinthians, o técnico Cuca manifestou o desejo de poupar grande parte do elenco, exaurido depois de uma dura sequência na Série A.

Somente neste mês de setembro, o Palmeiras entrou em campo em quatro oportunidades, todas em embates considerados decisivos no planejamento do líder da Série A. No feriado de 7 de setembro, clássico contra o São Paulo - triunfo por 2 a 1, na primeira virada da equipe na Era Cuca.

Apenas quatro dias depois, o time alviverde segurou o empate sem gols com o Grêmio, no Rio Grande do Sul. Há uma semana, nova igualdade no duelo mais decisivo até então: 1 a 1 contra o vice-líder Flamengo.

Agora, no último sábado, o Palmeiras foi até Itaquera e quebrou a longa invencibilidade do Corinthians de um ano na Arena - 2 a 0, gols de Moisés e Yerry Mina, dois nomes poupados para o jogo de quarta.

A sequência, a intensidade e a pressão psicológica afetaram o elenco, especialmente os titulares como Moisés, que convive com dores no tornozelo, e Tchê Tchê, desfalque em apenas um jogo (17ª rodada) no Brasileirão).

Agora, com o conforto de um placar extremamente favorável de três gols, Cuca opta pelo descanso para os atletas mais importante. Por outro lado, os reservas, como Allione, tratam o jogo na Paraíba como uma rara oportunidade.

"Vai ser muito importante poder pegar um jogo difícil, uma decisão, para colocar uma dúvida na cabeça do treinador. Bom para que, na hora que a gente tiver a chance, estar à altura do jogo", comentou Allione.

"O jogador vai com a mesma concentração, ainda mais pelo fato de o time reserva jogar, é uma oportunidade. Vamos encarar este jogo com a mesma seriedade", finalizou o meia argentino, provável titular nesta quarta.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-PB x PALMEIRAS

Local: Estádio Almeidão, em João Pessoa (PB)
Data: 21 de setembro de 2016 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Jucimar dos Santos Dias (ambos da BA)

BOTAFOGO-PB: Michel Alves; João Paulo, Plínio, Marcelo Xavier e David Luiz; Djavan, Pedro Castro e Marcinho; Jefferson Recife, Rodrigo Silva (Warley) e Carlinhos.
Técnico: Itamar Schulle.

PALMEIRAS: Vagner (Vinícius Silvestre); Fabiano, Edu Dracena, Thiago Martins e Zé Roberto; Gabriel e Arouca; Allione, Cleiton Xavier e Rafael Marques; Lucas Barrios.
Técnico: Cuca.

Futebol