Topo

Como possível G-6 para Libertadores deve mexer com reta final do Brasileiro

Atlético-PR está na sexta posição atualmente - Giuliano Gomes/Estadão Conteúdo
Atlético-PR está na sexta posição atualmente Imagem: Giuliano Gomes/Estadão Conteúdo

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

30/09/2016 06h00

A possibilidade de aumentar o número de brasileiros na próxima edição da Libertadores e a confirmação de que se isso acontecer, será pelo Campeonato Brasileiro, aumentam as esperanças de alguns clubes no torneio. A competição pode terminar o ano com G-3, mas também poderá ter G-6. Ou seja, os seis primeiros iriam para o torneio sul-americano em 2017 nessa segunda possibilidade.

Com o atual regulamento, os quatro primeiros colocados garantem vagas na Libertadores, exceto se um brasileiro conquistar a Copa Sul-Americana (Chapecoense e Coritiba têm chances). Neste cenário e sem aumento das vagas, apenas os três primeiros colocados iriam para a Libertadores, além do campeão da Copa do Brasil. Se quem conquistar o título estiver entre os três do Brasileirão, o quarto fica com a vaga.

Caso a mudança seja confirmada, a variação pode ser de quatro até seis times. Quatro iriam pelo Brasileirão em caso de título de Coritiba ou Chapecoense na Copa Sul-Americana.

Se o título não vier, o Campeonato Brasileiro classificaria os cinco primeiros para a Libertadores. Hoje, essas vagas estariam ocupadas por Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Santos e Fluminense.

Em caso de título da Copa do Brasil de um dos cinco primeiros (vale lembrar que Flamengo e Fluminense já foram eliminados), o sexto colocado também disputará a Libertadores de 2017. Atualmente, a vaga ficaria com o Atlético-PR.

No entanto, a diferença de pontos do Atlético-PR, sexto colocado, para a Chapecoense, que está na 11ª posição do torneio, é de somente quatro pontos. Ou seja, nas últimas 11 rodadas, times como Corinthians, Grêmio, Ponte Preta, Botafogo, além da Chapecoense, podem sonhar com a vaga via Campeonato Brasileiro.

Uma arrancada na reta final do Brasileiro dos times que lutam contra o rebaixamento também poderia colocar um dessas equipes na próxima Libertadores.