Topo

Com 'gol relâmpago', Atlético-PR vence Atlético-MG e tira 'xará' do G4

Do UOL, em Belo Horioznte

02/11/2014 21h24

Com um gol marcado em menos de um minuto, em que Paulinho Dias contou com o desvio de Edcarlos para enganar o goleiro Giovanni, o Atlético-PR bateu o Atlético-MG, por 1 a 0, na noite deste domingo, na Arena da Baixada, em Curitiba. Este resultado confirmou a saída do alvinegro mineiro do G4, ao término da 32ª rodada, ficando em quinto lugar, com 54 pontos, mesmo número do Fluminense, mas em desvantagem no saldo de gols.

Caso tivesse empatado com o seu xará paranaense, o Atlético-MG, que entrou em campo com as atenções divididas com a Copa do Brasil, teria permanecido no grupo de classificação para a Libertadores. O alvinegro mineiro poupou alguns titulares para a decisão da vaga na final do outro torneio, quarta-feira, no Mineirão, contra o Flamengo, que venceu o primeiro jogo por 2 a 0. Já o Atlético-PR foi a 43 pontos, com o triunfo sobre o time de Levir Culpi, e assumiu a nona colocação.

Fases do jogo: O gol do Atlético-PR, aos 43 segundos do primeiro tempo, marcado por Paulinho Dias, em chute de fora da área, que desviou no zagueiro Edcarlos e enganou a Giovanni, deu o tom da etapa inicial. “A gente está concentrado desde o primeiro segundo de jogo para fazer uma grande partida e tem de estar pronto para definir e acertar no inicio ou no final do jogo”, disse o autor do gol. Em desvantagem tão precocemente, o Atlético-MG partiu para o ataque, enquanto os donos da casa recuaram, apertaram a marcação e esperavam a chance de contra-atacar.

Os atacantes do alvinegro mineiro, no entanto, estavam pouco inspirados e não conseguiam encontrar a melhor condição de finalização. Quando chegavam a concluir, faziam sem pontaria ou fraco, facilitando a vida do goleiro Weverton, como aos 36 min, em avançada do lateral direito Alex Silva. “Houve desatenção no comecinho do jogo, a gente tomou um gol, temos de correr atrás, mas é preciso diminuir os erros”, observou Maicosuel. O Atlético-PR também quando atacava não levava tanto perigo ao gol do time mineiro.

Os dois times voltaram com mudanças. Marcelo, com dores no ombro esquerdo, foi substituído por Delatorre, enquanto no Atlético-MG Jô, que não atuava há quase um mês e que tem mais de seis meses sem fazer gol, entrou na vaga de Maicosuel. O cenário da partida não se alterou muito. O time visitante jogava melhor, tentava buscar o empate, mas criava poucas oportunidades efetivas. Na base da vontade, pressionou até o final, mas o time anfitrião resistiu e segurou o resultado, em um segundo tempo que foi ataque do time mineiro contra defesa da equipe paranaense.

O melhor: Bady – Cansado, deixou o campo aos 22 min do segundo tempo, substituído por Hernani, mas se destacou não apenas como articulador do time paranaense, mas também na marcação e nos desarmes aos adversários.

O pior: Maicosuel – Ao deixar o campo, ao fim do primeiro tempo, o atacante Maicosuel admitiu que ele estava errando muitos lances. E estava mesmo. Tanto que nem voltou para o segundo tempo, sendo substituído por Jô.

A chave do jogo: Gol relâmpago – Levar um gol aos 43 segundos da etapa inicial, quando seus jogadores não tinham nem ao menos tocado na bola, fez toda a diferença contra o Atlético-MG, que passou o restante do jogo tentando com todas as suas forças o empate, mas sem conseguir êxito. A vantagem logo de cara tranquilizou o time anfitrião, que teve condições de reforçar a marcação, esperando aumentar o desespero adversário para tentar fechara a vitória.

Toque dos técnicos: Beneficiado com um gol de cara, Claudinei Oliveira pôde segurar o seu time no campo defensivo, evitando se expor à velocidade do Atlético-MG e tentando encaixar um contra-ataque para confirmar o triunfo. Já Levir Culpi se preocupou exclusivamente em colocar seu time à frente, terminando a partida só com Pierre como volante e com cinco homens ofensivos. A estratégia, no entanto, não foi bem-sucedida.

Para lembrar:

Falta de fair play? Aos 25 min,o zagueiro Gustavo ficou caído no gramado, após cortar um cruzamento do Atlético-MG. A bola sobrou para o adversário, que não tocou a bola para fora e concluiu outro ataque, ganhando escanteio. Isso gerou desentendimento entre Willian Rocha e Maicosuel, só resolvido após a intervenção do árbitro Pericles Bassols Cortez.

Belo drible e troca de chuteiras. Aos 29 min do primeiro tempo, Diego Tardelli aplicou belo drible entre as pernas de Deivid. O lance de efeito do jogador atleticano, no entanto, não o impediu de trocar as chuteiras no minuto seguinte, quando deixou rapidamente o gramado.

Titulares poupados. Além de Marcos Rocha e Dátolo, que nem viajaram a Curitiba e ficaram descansando em Belo Horizonte para a decisão da vaga a final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, na próxima quarta-feira, Levir Culpi poupou outro titular: o jovem Jemerson. Dessa forma, a zaga atleticana teve Leonardo Silva e Edcarlos.

Jô volta. Após quase um mês fora, por causa de indisciplina, o atacante Jô voltou a ganhar uma chance no Atlético-MG e foi relacionado para o jogo com o xará paranaense. Mas o técnico Levir Culpi optou em deixa-lo no banco, mantendo o esquema sem um atacante de referência. Em desvantagem no placar, ele entrou no intervalo, no lugar de Maicosuel.

Cartão amarelo para reserva. Aos 15 min, o árbitro Pericles Bassols Cortez foi acionado por um de seus assistentes, por causa do comportamento dos reservas do Atlético-PR. Douglas Coutinho levou amarelo, mesmo fora do jogo. Isso aconteceu quando Tardelli cobraria escanteio. Nesse mesmo canto, no começo do segundo tempo, o jogo ficou parado pouco mais de um minuto pot causa de problema na bandeirinha.

ATLÉTICO-PR 1 X 0 ATLÉTICO-MG

Data: 2/11/2014 (domingo)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Pericles Bassols Cortez (FIFA-RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone (ASP-FIFA-RJ) e Jackson L Massarra dos Santos (RJ)
Cartões amarelos: Josué (Atlético-MG); Douglas Coutinho, Hernani (Atlético-PR)
Gols: Paulinho Dias, aos 43 segundos do primeiro tempo;
 
Atlético-PR
Weverton; Mario Sérgio (Otávio), Willian Rocha, Gustavo e Natanael; Deivid, Paulinho Dias, Bady (Hernani) e Marcos Guilherme; Marcelo (Dellatorre) e Cléo
Técnico: Claudinei Oliveira
 
Atlético-MG
Giovanni; Alex Silva, Leonardo Silva, Edcarlos e Douglas Santos; Josué (Marion), Pierre, Luan e Diego Tardelli; Maicosuel (Jô) e Carlos (Cesinha)
Técnico: Levir Culpi