PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Portuguesa domina Santos e vence por 3 a 0 com gritos de 'olé' no Canindé

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/10/2013 20h23

Santos e Portuguesa entraram em campo neste domingo com a missão de acabar com os altos e baixos das últimas rodadas e confirmar a retomada no Campeonato Brasileiro. Melhor para a Lusa, que se impôs com autoridade com direito a gritos de “olé” no Canindé. Com dois gols de Gilberto e um de Luís Ricardo, a equipe lusitana venceu por 3 a 0, se afastou da zona de rebaixamento e freou a reação do time praiano.

“A Portuguesa está vindo de jogos complicados, e as dificuldades existem no clube. Mas temos que relevar algumas coisas e priorizar o que acontece dentro de campo para não nos abalarmos. A derrota para o Cruzeiro [por 4 a 0] ficou marcada e queríamos dar a volta por cima”, comentou Gilberto, que chegou à marca de cinco gols nos últimos três jogos. 

O triunfo deixou a Lusa em posição bem mais tranquila na tabela, com 34 pontos, na décima posição. Já o Santos perdeu a chance de manter o embalo após a vitória sobre o São Paulo da última rodada e estacionou nos 36 pontos, em oitavo lugar.

Para o duelo deste domingo, o técnico Claudinei Oliveira não pôde contar com o goleiro Aranha e o volante Alison, suspensos. O treinador Guto Ferreira, por sua vez, promoveu o retorno de Luis Ricardo à lateral direita, o que fez efeito já no início do confronto.

Quando a partida começou, as duas equipes imprimiram um forte ritmo de jogo, com vantagem para os anfitriões. Até que aos 15min, Luís Ricardo fez bela jogada individual na intermediária e finalizou no canto para abrir o placar e confirmar o domínio do time rubro-verde.

Depois do lance, o Santos tentou se soltar mais, mas teve menos posse de bola que o rival e encontrou problemas para criar chances claras de gol. Aos 44min, Leandrinho ainda mandou a bola para o fundo da rede, mas o juiz anulou o lance marcando impedimento.

“Estamos com dificuldades para criar. Temos que corrigir e ter mais força ofensiva. Tivemos apenas um chute e uma cabeçada no primeiro tempo inteiro. Temos que nos movimentar mais para chegar ao gol”, lamentou o atacante Thiago Ribeiro a caminho do vestiário.

Na etapa final, o Santos adiantou sua marcação e foi para cima. O problema é que desta forma a equipe que ficou exposta aos contra-ataques da Lusa. Aos 14min, Bruno Henrique deu belo passe para Gilberto, que aproveitou de falha na defesa praiana para ampliar o marcador.

Thiago Ribeiro ainda mandou a bola na trave no lance seguinte, mas aos 22min qualquer chance de reação dos visitantes foi por água abaixo. Depois de sofrer pênalti de Vladimir, Gilberto foi para a cobrança e anotou o terceiro da equipe lusitana para selar o triunfo.

Agora, as duas equipes voltam a atenção para a disputa da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Santos retorna a campo na próxima quarta-feira, contra o Coritiba, no Couto Pereira. Já a Portuguesa encara o Goiás no dia seguinte, novamente no Canindé. 

Esporte