Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bielsa no Uruguai: quantos argentinos treinam seleções sul-americanas hoje?

Marcelo Bielsa será o novo treinador da seleção do Uruguai - Reprodução / Facebook Marcelo Bielsa
Marcelo Bielsa será o novo treinador da seleção do Uruguai Imagem: Reprodução / Facebook Marcelo Bielsa

Colunista do UOL

12/05/2023 10h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem convive com os argentinos, sabe: eles se orgulham demais da qualidade dos seus técnicos de futebol. E com o acerto de Marcelo "El Loco" Bielsa com a seleção do Uruguai, quem quiser contrariá-los vai precisar agora de uma dose extra de coragem.

Com Bielsa na Celeste Olímpica, nada menos que sete das dez seleções sul-americanas têm agora argentinos no comando.

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar, eram cinco: Lionel Scaloni (Argentina), Ricardo Gareca (Peru), Gustavo Alfaro (Equador), Guillermo Barros Schelotto (Paraguai) e José Pekerman (Venezuela).

Três saíram: Gareca, Alfaro e Pekerman.

Bielsa é um caso raro na história do futebol. Técnico da seleção argentina de 1998 a 2004, ele treinou depois a seleção do Chile entre 2007 e 2011.

Nada menos que 12 anos se passaram, e o "Loco" agora volta a comandar uma equipe nacional na América do Sul, gerando enorme expectativa no mundo todo.

Marcelo está com 67 anos e é um treinador de peso desde 1992, quando dirigiu o Newell's Old Boys que perdeu a final da Libertadores para o São Paulo de Telê Santana.

Os técnicos argentinos têm espaço também em seleções de outros continentes, como Diego Cocca, no México, e Rodolfo Arruabarrena, nos Emirados Árabes.

Na América do Sul, Equador terá o espanhol Félix-Sánchez Bas, enquanto o Peru será treinado por Juan Reynoso, ex-capitão da equipe. O Brasil ainda não anunciou o substituto de Tite.

A coluna já trouxe completos panoramas com a razão do sucesso dos treinadores argentinos —um dos materiais pode ser lido aqui.

As sete seleções sul-americanas que hoje têm treinadores argentinos são:

Argentina - Lionel Scaloni
Bolívia - Gustavo Costas
Chile - Eduardo Berizzo
Colômbia - Néstor Lorenzo
Paraguai - Guillermo Barros Schelotto
Uruguai - Marcelo Bielsa
Venezuela - Fernando Batista