Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

River x Vélez de hoje pode decretar o fim da era Gallardo na Libertadores

Jogadores de River Plate e Vélez Sarsfield brigam pela bola durante jogo das oitavas da Libertadores - Agustin Marcarian/Reuters
Jogadores de River Plate e Vélez Sarsfield brigam pela bola durante jogo das oitavas da Libertadores Imagem: Agustin Marcarian/Reuters

Colunista do UOL

06/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido


A metade vermelha e branca da Argentina se prepara para uma quarta-feira (6) insana. Em desvantagem na série contra o Vélez Sarsfield, o River Plate abre o Monumental de Núñez às 21h30 (de Brasília) para mais uma noite de superlotação e loucura.

Mais de 80.000 pessoas são esperadas para fazer o estádio arder à beira do Rio da Prata. A diretoria permitiu a entrada de bandeiras e de instrumentos musicais para tentar reverter o 1 a 0 da ida conquistado pelo valente Vélez no bairro portenho de Liniers.

mune - Marcelo Endelli/Getty Images - Marcelo Endelli/Getty Images
Técnico Marcelo Gallardo acena para a torcida do River Plate no Monumental de Nuñez
Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Adeus a Gallardo?

Exceto pelos fanáticos, há um certo pessimismo em Buenos Aires. Na ida, o River Plate foi massacrado pelo Vélez, por mais que a derrota tenha sido apenas de 1 a 0.

O funcionamento deste River foi o mais preocupante dos últimos anos. O time simplesmente não funcionou.

Na entrevista depois de perder para o Vélez, Marcelo Gallardo foi sincero ao reconhecer que o River simplesmente sumiu: "Não me lembro de outra série em que começamos tão mal assim".

Como contamos na semana passada, as rádios e TVs portenhas cravam juntas: desde a semifinal de 2017, contra o Lanús, o River não era tão batido e abatido por um rival argentino. O Vélez entrou para massacrar o River em cada dividida, propondo um combate que fez o gigante de Núñez se encolher.

O único ponto alto vestindo vermelho e branco foi o goleiro Franco Armani.

O Vélez poderia ter saído fácil com um 3 a 0 ou até mesmo um 4 a 0. Os gols perdidos pelo adversário e o brilho do seu arqueiro permitiram ao River uma sobrevida neste mata-mata que pode ser representar o fim da era Gallardo na Libertadores.

O lendário treinador da equipe já decidiu deixar o River ao final do ano. Resta saber se o final da Libertadores será já nesta quarta-feira.

O time sente a falta de jogadores mais experientes. Por mais que Armani e Enzo Pérez sigam na equipe, há a sensação geral de que medalhões de outros tempos —como Sánchez, Ponzio, Maidana, Pinola, Scocco e Pratto— são hoje uma pálida lembrança.

Mesmo os destaques esporádicos, como Paulo Díaz e Enzo Fernández, sofrem altos e baixos preocupantes. As contratações como Esequiel Barco também não renderam bem até aqui. Julián Álvarez está de saída e não há um substituto garantido —um grande sinal de desorganização.

É claro que ninguém vai levantar a voz para questionar Gallardo e seus oito anos à frente do River. Mas um revés na noite de hoje será sim um golpe duro nele e na torcida que se acostumou a olhar os adversários argentinos de cima para baixo nas últimas temporadas.

Citamos na semana passada e vale repetir: "Tudo o que termina, termina mal", canta o roqueiro Andrés Calamaro, um dos mais conhecidos da Argentina, no sucesso "Crimenes perfectos". A noite de hoje dirá.

mune - Reprodução Olé - Reprodução Olé
Marcelo Gallardo abraça Cacique Medina
Imagem: Reprodução Olé

Escalações

RIVER PLATE: Franco Armani; Emanuel Mammana, Paulo Díaz, David Martínez e Milton Casco; Enzo Pérez, Enzo Fernández, José Paradela e Nicolás De La Cruz; Julián Álvarez e Braian Romero. Técnico: Marcelo Gallardo.

VÉLEZ SARSFIELD: Lucas Hoyos; Leonardo Jara, Matías De Los Santos, Valentín Gómez e Francisco Ortega; Máximo Perrone e Nicolás Garayalde; Luca Orellano; Lucas Pratto, Lucas Janson e Walter Bou. Técnico: Alexander "Cacique" Medina.

Os 14 títulos de Gallardo em 8 anos de River

  • Três Recopas Sul-Americanas (2015, 2016 e 2019)
  • Três Copas Argentinas (2016, 2017 e 2019)
  • Duas Libertadores da América (2015 e 2018)
  • Duas Supercopas Argentinas (2018 e 2021)
  • Uma Copa Sul-Americana (2014)
  • Uma Copa Suruga Bank (2015)
  • Um Campeonato Argentino (2021)
  • Um Troféu dos Campeões argentinos (2021)