Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que o Boca enfrenta o Corinthians hoje com uma camisa sem patrocínio

Jogadores e jogadoras do Boca posam com nova camisa, sem patrocínio - Divulgação CABJ
Jogadores e jogadoras do Boca posam com nova camisa, sem patrocínio Imagem: Divulgação CABJ

Colunista do UOL

05/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao contrário da semana passada na Neo Química Arena, o Boca Juniors vai enfrentar o Corinthians às 21h30 de hoje (5) com uma camisa sem patrocinador.

O uniforme "limpo" já estreou no sábado na derrota por 3 a 0 para o Banfield no Campeonato Argentino, e a mudança tem a ver com o fim, em junho, do patrocínio com a Qatar Airlines. Vigente desde maio de 2018, o contrato rendia ao clube portenho US$ 7 milhões (R$ 37,31 milhões) por temporada.

A ausência de patrocinadores na camisa é algo inusitado na história recente do Boca.

A última vez que o clube jogou sem exibir marcas no uniforme foi há 17 anos, quando exibiu um "X", de "xeneize" (pelas raízes que atrelam o Boca à cidade italiana de Gênova).

A camisa que estará em campo hoje à noite na Bombonera tem outra alusão histórica: reproduzir o uniforme usado em 1992, ano em que a equipe cortou um jejum de 11 anos sem títulos nacionais.

O uniforme imaculado gerou muitas críticas em Buenos Aires. Para a oposição do Boca, a ausência de patrocinador significa um mau gerenciamento da marca, além da óbvia escassez do recurso em momento de economia tão complicada no país.

Os diretores dizem negociar uma nova marca, que estará na camisa ainda nesta Libertadores em caso de classificação para as quartas de final.