Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Baile' e 'loucura extrema': o que falaram sobre o Corinthians na Argentina

Maycon, do Corinthians, comemora gol marcado sobre o Boca Juniors em jogo da Libertadores - RONALDO BARRETO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Maycon, do Corinthians, comemora gol marcado sobre o Boca Juniors em jogo da Libertadores Imagem: RONALDO BARRETO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

27/04/2022 07h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A vitória por 2 a 0 do Corinthians sobre o Boca Juniors deixou o clube portenho em situação complicada na Libertadores da América. E em meio às infinitas divagações sobre o futuro xeneize, as transmissões de rádio e TV na Argentina reservaram considerável espaço aos elogios ao time e à torcida do Corinthians.

O clássico foi transmitido para todo o país vizinho pela FOX Sports, com narração de Mariano Closs, que havia debochado do Corinthians, e que ontem usou uma figura de linguagem inteligente para situar as intensidades dos times em campo. "Este Corinthians na verdade parece um carro de F-1, e o Boca anda muito lento, um verdadeiro carro de TC [Turismo Carretera, categoria argentina semelhante à Stock Car]", definiu.

O comentarista foi Diego Latorre, atacante do Boca que eliminou o Corinthians da Libertadores de 1991. Ele fez muitos elogios a Maycon: "Um atleta de nível europeu, outro que mostra toda a força do Brasil na competição".

'Baile'

Um dos mais exaltados ao microfone na noite de ontem era Leo Gentili, da Rádio La Red, que se define como "a líder em transmissões esportivas em Buenos Aires". Furioso com Darío Benedetto, cuja expulsão defendeu a plenos pulmões, o narrador usou o segundo gol corintiano para detonar o vexame do Boca nesta Libertadores.

"Virou baile. Virou bai-le", reforçou, em meio à comemoração corintiana pelo 2 a 0. "Este Boca não tem autoridade para competir, quanto mais para honrar sua mística na Libertadores e no Brasil. Está perdido. Pela sua incapacidade e pelo alto nível deste Corinthians."

Toti Pasman, o comentarista, célebre por uma briga com Diego Maradona no Uruguai em 2009, citou o craque argentino ao falar deste Corinthians: "O Maradona dizia que aquele Corinthians do Tite era um 'Corinthians italiano'. E este de 2022 é um Corinthians bem brasileiro, com os laterais bem firmes no ataque".

fiel - Ettore Chiereguini/Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/Ettore Chiereguini/AGIF
Torcida do Corinthians durante partida contra o Boca Juniors, na Neo Química Arena, pela Libertadores 2022
Imagem: Ettore Chiereguini/Ettore Chiereguini/AGIF

'Loucura extrema'

A festa da torcida alvinegra chamou a atenção de Gabriel Anello, o locutor do Corinthians x Boca na Rádio Mitre, a mais ouvida de toda a Argentina.

"Este era um estádio favorável à nossa seleção. Pela vitória contra a Suíça nas oitavas, pela vitória sobre a Holanda nas semifinais da Copa do Mundo de 2014. E até pela vitória sobre o Chile no terceiro lugar da Copa América de 2019. Mas nada comparável a este clima de hoje", contava, ao final do jogo.

"Festa do Corinthians e loucura extrema da sua torcida. Resta saber como será com o Boca na Bombonera. Não sei se depois de hoje os xeneizes terão ânimo e condições de classificação para dar a resposta também nas arquibancadas."

  • Acompanhe os destaques do dia no esporte na Live do Danilo e do Vitão: