Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Novo surto de covid-19 já soma mais de 100 infectados no futebol argentino

Atacante Lucas Pratto participa de treinamento do Vélez Sarsfield - Divulgação Vélez
Atacante Lucas Pratto participa de treinamento do Vélez Sarsfield Imagem: Divulgação Vélez

Colunista do UOL

04/01/2022 10h02Atualizada em 04/01/2022 10h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um caos. Assim tem sido o começo de 2022 para os clubes do futebol argentino. Das 18 equipes que retomaram ontem (3) os treinos no país, nada menos que 14 informaram casos de covid-19 em seus elencos.

Somando atletas e integrantes das comissões técnicas, a contagem até a manhã desta terça (4) é de simplesmente 101 contagiados —até ontem à noite era de 96, e a lista inevitavelmente vai crescer com o início dos treinamentos os outros clubes. Ao todo, 28 equipes formam a Primeira Divisão da Argentina.

O clube que enfrenta o maior problema com o covid-19 é o Vélez Sarsfield, que informou 12 contagiados, incluindo o atacante Lucas Pratto, ex-Atlético-MG e São Paulo. Outra equipe com a mesma quantidade é o Sarmiento, de Junín — e Lisandro López, ex-Inter, é um dos infectados.

Entre os grandes, o Boca Juniors, com dez casos, é o mais prejudicado. Completam a lista de abalados pelo surto: Aldosivi, Argentinos Juniors, Racing, Platense, Lanús, Newell's Old Boys, Estudiantes, Godoy Cruz, Atlético Tucumán, Patronato e Defensa y Justicia.

O River Plate ainda não voltou das férias, mas já alterou o local de sua pré-temporada justamente pelo covid-19: iria a Miami e agora treinará em San Martín de los Andes, na Patagônia, a partir da próxima segunda-feira.

diario - Reprodução - Reprodução
Capa do jornal "Olé" ressalta surto de covid-19 no futebol argentino
Imagem: Reprodução

O protocolo dos clubes indica que os contagiados não podem se reunir com os demais antes de passar por um período de isolamento em suas casas. O calendário de vacinação vigente no futebol argentino estabelece duas doses de vacinas já aplicadas.

O próximo campeonato na Argentina começa em fevereiro, em data a ser anunciada. Será a Copa da Liga Profissional, um torneio com dois grupos de 14 times —todos jogam entre si nas chaves, avançando para mata-matas a partir das quartas de final. A decisão ocorre em maio.

O Campeonato Argentino em si arranca em julho e vai até outubro, também com 28 times, em sistema todos contra todos em turno único.

Copas internacionais

Os representes da Argentina na Libertadores-2022 serão River Plate, Boca Juniors, Vélez Sarsfield, Colón, Talleres e Estudiantes de La Plata (que disputa o mata-mata prévio).

Na Sul-Americana, a lista de equipes do país é a seguinte: Banfield, Defensa y Justicia, Independiente, Lanús, Racing e Unión.

Volante no gol

Em 2021, o covid-19 causou uma cena das mais insólitas na Argentina. O gigante River Plate jogou contra o Independiente Santa Fé, pela Libertadores, sem um goleiro oficial. E ainda assim venceu por 2 a 1, com o volante Enzo Pérez, machucado, improvisado sob as traves.

river - Crédito: Pool via REUTERS - Crédito: Pool via REUTERS
Enzo Pérez durante a partida entre River Plate e Santa Fe, pela Libertadores
Imagem: Crédito: Pool via REUTERS

Tal situação veio do surto que afetou 15 jogadores do clube pouco antes do "superclássico" contra o Boca Juniors no domingo anterior. Entre os infectados, estavam os quatro goleiros inscritos pelo River na Libertadores: Franco Armani, Enrique Bologna, Germán Lux e Franco Petroli.

De acordo com o regulamento da Conmebol, só era permitido a inscrição de um goleiro quando havia lesão no meio da Copa —levando em conta a pandemia e a possibilidade de surtos em massa, a entidade sul-americana permitia que cada equipe inscrevesse 50 jogadores, limite que o River não chegou nem perto de atingir.