Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Gallardo conquista 14º título pelo River e mostra força para Libertadores

River Plate comemora título no Troféu dos Campeões na Argentina - Divulgação River Plate
River Plate comemora título no Troféu dos Campeões na Argentina Imagem: Divulgação River Plate

Colunista do UOL

19/12/2021 09h17Atualizada em 19/12/2021 09h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O River Plate conquistou na noite de ontem (18) o Troféu dos Campeões com um implacável 4 a 0 sobre o Colón de Santa Fé. A disputa que envolveu os dois vencedores do Campeonato Argentino no ano foi realizada no superlotado Estádio Madre de Ciudades, na província de Santiago del Estero, com a presença das duas torcidas e um enorme clima de decisão.

O Colón, vale lembrar, ganhou, em cima do Racing, a Copa da Liga Profissional Argentina em abril, quando o país ainda improvisava torneios nacionais para não parar o futebol local pela pandemia de covid-19.

Os gols do River foram de Julián Álvarez (dois), Benjamin Rollheiser e Jorge Carrascal. A equipe toda atuou bem e não deu a menor chance para o Colón do técnico Eduardo Domínguez, um dos alvos do Internacional para 2022.

O primeiro gol saiu aos 41 do primeiro tempo, e o segundo, aos 13 do segundo, foram ambos de Álvarez, e praticamente definiram a conquista que foi comemorada como um título de peso pelos jogadores e torcedores.

O River conquistou três títulos na Argentina neste ano, e todos com goleadas. Na Supercopa, um 5 a 0 sobre o Racing; no Campeonato Argentino, um 4 a 0 sobre o Racing, mesmo placar registrado ontem à noite no Troféu dos Campeões.

Mais que a superioridade local, o que anima a equipe para a Libertadores de 2022 é a presença do técnico Marcelo Gallardo, um sinal de que o elenco é forte o suficiente para desfiar o badalado treinador em busca de um título na principal competição continental. Dois reforços estão prestes a ser acertados, que seriam a volta dos seus ex-jogadores Mammana (zagueiro) e Quintero (armador). Espera-se ainda por um volante e por um atacante.

mune - Divulgação River Plate - Divulgação River Plate
Marcelo Gallardo comemora título do Troféu dos Campeões
Imagem: Divulgação River Plate

Outra demonstração de força deste River é o excelente aproveitamento das divisões de base. Dos 14 jogadores que foram a campo ontem, nada menos que seis são das badaladas "canteras" do clube portenho.

Por fim, há a expectativa ainda da recuperação de jogadores hoje lesionados como o atacante Matías Suárez e o armador Nicolás De La Cruz, dois titulares não só no River, mas em qualquer time de peso do continente.

Que a pálida impressão deixada contra o Atlético-MG na última Libertadores (4 a 0 no placar agregado nas quartas de final) não engane: o River tem tudo para seguir, em 2022, o desempenho de força desde a chegada de Gallardo ao clube, em 2014.

"Nosso primeiro semestre do ano foi terrível, cheio de lesões e com um time todo afastado pelo covid. Mas termino a temporada feliz porque demonstramos do que somos feitos quando surge a adversidade", resumiu o treinador.

Os 14 títulos de Gallardo em 7 anos de River

  • Três Recopas Sul-Americanas (2015, 2016 e 2019)
  • Três Copas Argentinas (2016, 2017 e 2019)
  • Duas Libertadores da América (2015 e 2018)
  • Duas Supercopas Argentinas (2018 e 2021)
  • Uma Copa Sul-Americana (2014)
  • Uma Copa Suruga Bank (2015)
  • Um Campeonato Argentino (2021)
  • Um Troféu dos Campeões Argentinos (2021)