Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tudo sobre a Argentina: os jogadores e esquemas para o duelo com o Brasil

Argentina perfilada para enfrentar o Uruguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas - Divulgação AFA
Argentina perfilada para enfrentar o Uruguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas Imagem: Divulgação AFA

Colunista do UOL

16/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A coluna repassa agora cada um dos titulares da Argentina contra o Brasil hoje, às 20h30 (de Brasília), em San Juan. Saiba também quais são os pontos fracos e fortes de cada setor e as principais estratégias do técnico Lionel Scaloni para ampliar a invencibilidade azul e branca para 27 jogos sem perder.

DEFESA
É talvez o melhor setor da equipe, com apenas três gols sofridos nos últimos 12 jogos. Com o goleiro Martínez e os dois zagueiros titulares, ainda não sofreu gols. Os laterais são mais conservadores. A raça e a vontade de devorar o adversário são grandes virtudes.

EMILIANO "DIBU" MARTÍNEZ - 29 anos - 1,95m / 88 kg - joga no Aston Villa (ING)
É o melhor goleiro da seleção argentina desde Pato Fillol. É seguro sob as traves e para sair do gol. Preza por um raro domínio emocional contra os adversários. Difícil encontrar um ponto fraco nele.

NAHUEL MOLINA - 23 anos - 1,75m / 70 kg - Udinese (ITA)
Lateral-direito, melhorou demais desde a Copa América. Apesar da velocidade, é menos ofensivo que Gonzalo Montiel, seu reserva. Entende-se bem com os volantes e os zagueiros e tem o vigor físico necessário para a função.

moli - Evaristo Sá/AFP - Evaristo Sá/AFP
Nahuel Molina em ação pela Argentina contra Uruguai na Copa América
Imagem: Evaristo Sá/AFP

CRISTIAN ROMERO - 23 anos - 1,85m / 79 kg - Tottenham (ING)
É o "Dibu" Martínez entre os jogadores de linha. Tomou conta da posição e brilhou como há muito alguém não fazia. Joga sério, antecipa bem e sabe sair jogando. É duríssimo na marcação e não costuma bater.

NICOLÁS OTAMENDI - 33 anos - 1,83m / 81 kg - Benfica (POR)
O velho conhecido que parecia ter perdido espaço na seleção, mas recuperou um nível interessante nos mata-matas da Copa América. Esbanja personalidade e presença física e não pensa duas vezes antes de intimidar os atacantes com o jogo duro que lhe caracteriza.

MARCOS ACUÑA - 30 anos - 1,72m / 69 kg - Sevilla (ESP)
É tão raçudo que seu apelido é "huevo", de "culhão". É firme na retaguarda e polivalente. Disciplinado como poucos. Não brilha como laterais históricos como Sorín, mas está muitíssimo longe de comprometer.

MEIO-CAMPO
Começa o jogo com a incógnita de Leandro Paredes, dúvida até o último momento. Tem bom controle de bola, mas o ímpeto e a marcação costumam oscilar em partidas menores. A irregularidade também tem marcado os níveis individuais nestas Eliminatórias.

LEANDRO PAREDES - 27 anos - 1,80m / 75 kg - PSG (FRA)
Começou a carreira como armador e depois foi recuado. Tem boa saída de bola, mas costuma sofrer na marcação, embora sua personalidade para jogar clássicos seja admirável. Pode ceder a vaga para Guido Rodríguez, um "carrapato" que defende inegavelmente melhor. Está sem ritmo de jogo por voltar de uma lesão muscular na coxa direita sofrida há praticamente um mês.

RODRIGO DE PAUL - 27 anos - 1,80m / 70 kg - Atlético de Madri (ESP)
Equilibra o meio-campo e forma uma boa conexão com Messi. É um dos principais amigos do astro dentro do elenco e tal sintonia se vê também nas jogadas. Costuma ser chamado de "dono do campo" e tem sido comparado a Juan Sebastián Verón na Argentina.

rodri - Divulgação AFA - Divulgação AFA
Rodrigo de Paul, volante da seleção argentina
Imagem: Divulgação AFA

GIOVANI LO CELSO - 25 anos - 1,77m / 76 kg - Tottenham (ING)
Começa muito bem e vai se apagando, a ponto de sua presença sequer ser notada na segunda metade. Também forma boas jogadas com Messi, mas não tem cacoete nenhum para recuar e ajudar na marcação. Costuma ser apático no pior estilo Dybala.

ATAQUE
Está jogando com um trio ofensivo desde a Copa América, e é outro setor que começa com tudo e depois vai perdendo pique. Tem jogadores capazes de decidir a partida em uma noite eficiente, mas que também podem sumir sem maiores explicações.

LIONEL MESSI - 34 anos - 1,70m / 72 kg - PSG (FRA)
Um dos monstros do futebol mundial. Está voltando de lesão e faz seu primeiro jogo como titular em quase três semanas. Vive seu auge com a camisa da seleção argentina e está demonstrando uma raça digna de comover até uma das torcidas mais exigentes do mundo.

leo - DIVULGAÇÃO/AFA-ARGENTINA - DIVULGAÇÃO/AFA-ARGENTINA
O craque Lionel Messi comemora com Lautaro Martínez gol da Argentina na Copa América
Imagem: DIVULGAÇÃO/AFA-ARGENTINA

LAUTARO MARTÍNEZ - 24 anos - 1,74m / 72 kg - Inter de Milão (ITA)
Voltou a ser comparado a Batistuta e é o goleador do ciclo Scaloni. É apelidado de "Toro" por sua força e também preza por um bom cabeceio e um bom oportunismo. Costuma fazer muitos gols tocando de primeira.

ÁNGEL DI MARÍA - 33 anos - 1,80m / 75 kg - PSG (FRA)
Rápido e combativo, é capaz de decidir o jogo com apenas um toque na bola, como na decisão da Copa América ou no último jogo contra o Uruguai. É outro que, como Messi, está muito mais leve e solto para jogar (e bem) pela seleção.

TÉCNICO
LIONEL SCALONI - 43 anos - no cargo desde ago. 2018

Era chamado de "Loco" pelo gestual intempestivo à beira do campo e o visual muitas vezes digno de "Loco" Bielsa com seus trajes esportivos. Sua Copa América também o soltou, e a aprovação ao seu trabalho é praticamente uma unanimidade no país.

Seu esquema preferido é o 4-3-3, que pode facilmente virar um 4-2-1-3, com Lo Celso livre como armador, ou 4-3-1-2, deixando Messi servindo Di María e Lautaro Martínez.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o PSG é um time da França, e não da Itália. O erro foi corrigido.